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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3605 - Comunicação e Marketing no Setor Público
Communication and Marketing in the Public Sector

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Familiarizar os discentes com discussões teóricas contemporâneas no campo da Comunicação Pública. Compreender o papel da comunicação nas relações entre Estado e sociedade. 
Discutir os problemas que se apresentam ao gestor público no campo da comunicação, com ênfase nos desafios atuais relacionados à comunicação em meio digital e plataformas sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1051844 - Fernando de Souza Coelho
1329307 - Martin Jayo
1948868 - Vivian Grace Fernandez Davila Urquidi
 
Programa Resumido
A disciplina trata a comunicação como um direito, e a partir dessa perspectiva explora os diferentes significados e usos do conceito de Comunicação Pública. Discute os instrumentos da comunicação pública e os desafios à prática da comunicação pública no contexto da digitalização da sociedade.
 
 
 
Programa
O conceito de Comunicação Pública: usos, convergências e distorções;
Comunicação pública estatal e não-estatal;
Instrumentos de comunicação pública;
Comunicação pública e práticas participativas;
Barreiras de linguagem, plain language e acessibilidade na comunicação pública;
Os paradigmas da comunicação digital e implicações para a comunicação pública;
Entraves e desafios à comunicação pública na era digital.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será ministrado por meio de aulas teóricas expositivas e discussões aplicadas com participação ativa dos e das estudantes. A assiduidade a participação ativa nas aulas são fundamentais para o aproveitamento. A avaliação será baseada em dois instrumentos: (a) um trabalho individual em formato de portfólio reflexivo (b) um trabalho em grupo, que consistirá na avaliação crítica de uma iniciativa de comunicação pública no Brasil à luz dos conceitos abordados no programa.
Critério
Os trabalhos individual e em grupo terão peso de 60% e 40%, respectivamente, na composição da nota final.
Norma de Recuperação
Provas e/ou Trabalhos
 
Bibliografia
     
Brandão, Elizabeth Pazito. Usos e significados do conceito de comunicação pública. In: Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Brasília, 2006.

Bucci, Eugênio. O Estado de Narciso: a comunicação pública a serviço da vaidade particular. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.

Bucci, Eugênio. Caso Radiobrás: o compromisso com a verdade no jornalismo de uma empresa pública. Duarte, Jorge (org.) Comunicação Pública: Estado, Governo, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Atlas, 2012.

Duarte, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: Duarte, Jorge (Org.), Comunicação pública: Estado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012, p. 59-71.

Fischer, Heloisa. Clareza em textos de egov, uma questão de cidadania. Rio de Janeiro: Com Clareza, 2018.

Fischer, Heloisa; Mont'Alvão, Claudia; Rodrigues, Erica dos Santos; Engelke, Antonio. Compreensibilidade em textos de e-gov: uma análise exploratória da escrita do INSS. Anais do 9th Information Design International Conference, Belo Horizonte, 2019.

Manovich, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2006. Matos, Heloiza (Org.). Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2013.

Matos, Heloiza; Pereira Filho, Jorge. A participação na comunicação pública: para além do consenso. Revista Observatório, Palmas, vol. 2, n. 5, 2016.

Murray, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

Nogueira, Fernando do Amaral; Alves, Mário Aquino; Diniz, Eduardo Henrique. Uso de mídias sociais nas empresas paulistas de transporte público: uma pesquisa exploratória. In: Anais do V ENAPEGS, 2011.

Orihuela, José. Internet: Nuevos paradigmas de la comunicación. 2003. Chasqui: Revista Latinoamericana de Conmunicación, Quito, n. 77, 2002.

Rocha, Wagner Luiz Taques. Comunica SP: desafios para o desenvolvimento de um plano de comunicação pública na Prefeitura de São Paulo. Dissertação de mestrado, EACH-USP, 2019.

Saad Corrêa, Elizabeth Nicolau. Comunicação digital e as novas mídias institucionais. In: Krunsch, Margarida (Org.). Comunicação Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 317- 335

ZÉMOR, Pierre. La Communication Publique. Paris: Presses Universitaires de France, 1995.
 

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