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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3605 - Comunicação e Marketing no Setor Público
Communication and Marketing in the Public Sector

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Estudar a comunicação como um setor articulado com a estrutura organizacional das instituições públicas e que atua de modo integrado nas áreas da publicidade e relações públicas, bem como nos sistemas mais amplos da informação e de gestão dos processos comunicacionais. O aluno terá condições de compor estratégias globais de comunicação, desde a elaboração até a implantação e avaliação de projetos de comunicação integrada no setor público.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1051844 - Fernando de Souza Coelho
1329307 - Martin Jayo
1948868 - Vivian Grace Fernandez Davila Urquidi
 
Programa Resumido
A disciplina trata da Comunicação como um Direito, tanto no sentido do direito à livre expressão e à livre informação, quanto no que se refere ao direito ao livre acesso à informação. Para tal, parte-se dos fundamentos dos direitos civis. Num segundo momento, analisam-se experiências concretas de políticas públicas na área da comunicação, tendo em vista o planejamento da comunicação no setor público a partir das contribuições do marketing governamental, social e político.
 
 
 
Programa
a) Introdução ao Marketing e à Comunicação: Conceitos, evolução e ambiente de Marketing,
b) Sistemas de Informação e Pesquisa: Pesquisa de mercado, de opinião pública e comportamental, pesquisas com dados secundários,
c) Gestão Operacional de Marketing e Comunicação: Composto de Comunicação (Propaganda, Publicidade/Relações Públicas, Promoção de vendas, Merchandising),
d) Marketing, Comunicação e Sociedade: novas tendências, ética e responsabilidade, interação com o meio ambiente, construção da realidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos de grupos, seminários, portfólios, inclusiva

Critério
Duas avaliações semestrais mediante provas, trabalhos de grupos e seminários.
Norma de Recuperação
Provas e/ou Trabalhos
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica

BARROS FILHO, C.. Ética na Comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995
DWORKING, R.. A Teoria e a Prática da Igualdade. Cap. 10: Liberdade de expressão, política e as dimensões da democracia
FIGUEIREDO, R.. Marketing Político e persuasão eleitoral. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer, 2000.
DWORKING, R.. A Teoria e a Prática da Igualdade. Cap. 10: Liberdade de expressão, política e as dimensões da democracia
KOTLER, P; ROBERTO, E. Marketing Social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1992.
KOTLER, P; LEE, N. Marketing no Setor Público. Ed. Bookman, 2008.
LIMA, D. A Excelência em Gestão Pública. Ed. Qualitymark, 2007.
OSBORNE, D. e GAEBLER, T. Reinventando o Governo. Brasília: MH Comunicação, 1998.

 

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