Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3616 - Indicadores de Políticas Públicas Avançados
Advanced Public Policies Indicators

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Sistemas de Informação: principais fontes de dados; Indicadores: conceitos e limitações;
Indicadores: histórico, uso e percepção pública; Análise estatística de indicadores;
Softwares diversos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4969210 - Rogério Mugnaini
 
Programa Resumido
1. Aprofundar as condições de produção, uso e conhecimento de informações relevantes para o gestor na área das políticas públicas.

2. Aprofundar os alunos com os diversos sistemas de informação para a obtenção de indicadores necessários à gestão estratégica de políticas públicas. Proporcionar experiência prática na utilização de softwares estatísticos e outros softwares específicos como ferramentas de análise de políticas públicas.
3. A constante exposição do aluno a dados e fontes de informação em outras disciplinas impõe a necessidade de capacitá-lo, não apenas para a compreensão, mas também a manipulação dos mesmos, a fim de resumir e extrair informações úteis para a tomada de decisão.
4 O aluno utilizará os conhecimentos e aprendizados desenvolvidos ao longo da disciplina em sua vida acadêmica, assim como se deparará com a necessidade de analisar dados no desenvolvimento de projetos pessoais, projetos de extensão e posteriormente quando futuro gestor.
 
 
 
Programa
1.Sistemas de Informação;
2.Indicadores;
3.Análise estatística de indicadores;
4.Softwares.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição da parte conceitual concernente às estatísticas e suas fontes de informação, assim como da concepção e análise de indicadores.
Critério
Trabalhos práticos de aplicação em Políticas Públicas e laboratório de informática permitirão a avaliação do aproveitamento dos alunos.
Norma de Recuperação
Provas e/ou Trabalhos
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica

Jannuzzi, Paulo de Martino; Patarra, Neide Lopes. Manual para capacitação em indicadores sociais nas políticas públicas e em direitos humanos: textos básicos e guia de uso e referência do material multimídia. São Paulo: Oficina Editorial, 2006.
Laurenti, R. e col., Estatísticas de Saúde. São Paulo, EPU, 1985 (em revisão para atualização) Demografia I - Welti, C. e cols, Programa Latino Americano de Población , Cuidad de México, 1997.
RIPSA – Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações/Rede Interagêncial de Informações para as Saúde – Brasília, Organização Pan-Americana de Saúde, 2002.
Bibliografia Complementar: Epidemiologia – Teoria e prática – Maurício Gomes Pereira, Guanabara, Koogan, 1999 Informações de Saúde – Ministério da Saúde/DATASUS, série histórica disponível até 2000 – http/www.datasus.gov.br.
Classificação Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde, 10ª Revisão, OMS, 1995.
As Condições de Saúde no Brasil: Retrospecto de 1979 a 1995 – Mello Jorge, MHP e Gotlieb, SLD, Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2000
A Saúde no Brasil: análise do período de 1996 a 1999 , Mello Jorge MHP, Laurenti R., Brasília: Organização Panamericana, de Saúde. Brasília, 2001
O Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos – SINASC. Mello Jorge . MHP e cols. São Paulo, CBCD, 1992 (série Divulgação nº 7)
O Atestado de Óbito. Laurenti, R e Mello Jorge, MHP. São Paulo, CBCD, 1998 (série Divulgação nº 1).
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3616

Clique para consultar o oferecimento para ACH3616

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP