Preparar para o exercício da cidadania pelo ensino com extensão e pesquisa do direito constitucional e da gestão de políticas públicas de competência dos entes, entidades e órgãos dos poderes da República. Como método, reaplicável portanto, busca superar as noções tradicionais do processo de ensino e aprendizagem, notadamente pautado pela ideia de grade, disciplina, prova, parede da sala e limitada aos muros da universidade. Empregamos metodologias ativas de aprendizado com o objetivo de promover o protagonismo do aluno. É esperado que ela seja ofertada de forma imersiva, com atividades externas e viagens didáticas. São propostas trilhas de aprendizagem em torno de temas da gestão pública. Valorizamos dados e informações, conhecimento expresso e tácito, diretamente dos agentes, servidores, empregados que podem descrever as estruturas e o funcionamento de programas, projetos, atividades e ações, bem como indicadores de eficiência e efetividade da política pública estudada. A trilha pode envolver várias instituições e formas de organização político-administrativa em diferentes níveis de gestão. Nosso objetivo é mostrar a organização político-administrativa dos poderes porque entendemos ser este um elemento central no exercício dos direitos de cidadania. É esperado que ela seja ofertada de forma imersiva, através de atividades externas e viagens didáticas
A cidade constitucional deve perfazer o conjunto de horas fixados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e possibilitar eficientes fatores da vida moral e econômica da Nação por meio de imersões, bootcamp, viagem didática, assistências, intervenções, seminários, workshop, ou seja, práticas que estimulam o experimentalismo democrático e a inovação nas formas de ensinar, aprender e avaliar conhecimentos. A imersão permite o aproveitamento de até 8 horas aula por dia de atividade e emprego do ensino à distância nos termos das autonomias e normas vinculantes.
O programa é definido em função das trilhas de aprendizagem em torno de temas da gestão pública e das interações com órgãos públicos que condicionam as atividades e ações da disciplina. A programação oferece o roteiro ou mapa de orientação para as atividades e será entregue no início da jornada. A estrutura da disciplina pressupõe: - Definição do tipo e local da oferta - Definição do local de operacionalização e questões orçamentárias e financeiras - Propedêutica - Definição operacional, métodos e técnicas didático pedagógicos - Elaboração dos eixos estruturantes e definição dos convidados Presencial 01 – Aula presencial para apresentação da disciplina e preparação - Apresentação da disciplina – Formulação - Apontamentos propedêuticos e alinhamento estratégico - Metodologias ativas Presencial 02 – Aula presencial - avaliação e orientação sobre crédito trabalho. - Créditos trabalho – curso em tema relacionado com os eixos estruturantes (30 h)
NERLING, Marcelo Arno. Autonomia universitária e reforma administrativa: Um texto para discussão. Faculdade de Direito da UNB, coleção "O que se pensa na Colina”; Brasília: Fac. de Direito UNB, v. Vol. I, p. 69-86, 2002. ____. A cidade constitucional e a Capital da República: Metodologia ativa no Ensino superior. In: Congresso Internacional PBL-2010. Programa final, p. 30, 2010. Acessível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/index_pt.htm. ____. A cidade constitucional e a Capital da República - metodologia ativa na graduação. In: III Seminário Inovações em Atividades Curriculares - Experiências no Ensino Superior. Campinas: Unicamp, 2011, Mimeo. ____. In: “1º Simpósio de Pedagogia Universitária Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP: As Metodologias Ativas de Aprendizagem no ensino superior”, 25-26/02/2013, GAP-EACH-USP, 2013. ____. Avanços, limites e possibilidades no PPP de GPP. In: III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação - A Docência na USP: Desafios e Inovações, 2014, São Paulo. Anais do III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação. São Paulo: USP, 2014. ____. A cidade constitucional como metodologia de ensinagem ativa. In: III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação - A Docência na USP: Desafios e Inovações, 2014, São Paulo. ____. Na cidade constitucional da comunidade latino-americana de nações: metodologia ativa de ensinagem. Terceiro Congresso de Graduação da USP. Ver: https://congressograduacao.usp.br/programacao/#dia_06_julho_oral_14h. Anais. Acessível em: Anais do III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação. São Paulo: http://www.prg.usp.br/?page_id=18568. Acessado em 10/02/2023. ____. A cidade constitucional: capital da República - Relato da experiência. In: Ana Karenina Azevedo Martins e Humberto Miguel Garay Malpartida (Org.). Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior? Relatos e reflexões. 01 ed. São Paulo: Intermeios, 2015. ____. A cidade constitucional: problematizações teórico-metodológicas. In: MARTINS, A. K. A., MALPARTIDA, H. M. G. (Org.). Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior - reflexões e relatos. 01 ed. São Paulo - SP: Intermeios, 2015. NERLING, Marcelo Arno; IGLECIAS, Wagner; CROZATTI, Jaime. La ciudad constitucional: Montevideo – UY, 2015, Mimeo. RIVILLAS, Borja Díaz, PÉREZ, Ángeles Fernández. Educación fiscal y cohesión social –experiencias de América Latina. Madrid: Instituto de Estudios Fiscales, 2010. USP. Disciplina da EACH é uma das ganhadoras do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Blog da USP. 16/12/2014. http://www.usp.br/imprensa/?p=45228