Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3758 - Do Crescimento Econômico ao Desenvolvimento Sustentável e à Economia Verde: A Problemática Teórica e Implicações para as Políticas Públicas
From the Economic Growth to the Sustainable Development and the Implications for the Public Policies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Estágio: 2 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
Estes incluem os seguintes propósitos principais relativamente aos alunos:
i. Propiciar uma compreensão crítica dos conceitos referidos acima bem como das conexões existentes entre os mesmos;
ii. discutir a relevância e implicações desses conceitos para o campo de atuação dos gestores de políticas públicas no Brasil de hoje;
iii. fazer um empenho para que os alunos tenham um entendimento teoricamente correto desses conceitos e de suas implicações no nível operacional, seja no que se refere à atuação em políticas públicas, seja em termos de pesquisa;
iv. expor o aluno a uma diversificada bibliografia para que dar aprofundar temáticas de seu interesse;
v. demonstrar, individualmente ou em grupo, que se conseguiu o domínio de algum(uns) desses tópicos através da redação de um trabalho escrito, de cunho prático ou de reflexão teórica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58676 - Manoel Cabral de Castro
 
Programa Resumido
Esta disciplina tem como foco central explorar teórica e analiticamente, sob o prisma da gestão de políticas públicas, os conceitos de crescimento econômico, desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, economia verde e suas conexões com conceitos como correlatos como gestão ambiental, desenvolvimento local sustentável, capital social e pedagogia para a sustentabilidade.
 
 
 
Programa
1 Da ideia de progresso à temática do crescimento econômico/desenvolvimento: Evolução teórica e debates sobre definições de conceitos
2 Crescimento econômico x desenvolvimento: Controvérsias sobre a elucidação dos conceitos
3 Crise do modelo convencional de desenvolvimento e novas abordagens teóricas: As propostas do novo(neo)desenvolvimentismo
4 Crise do modelo convencional de desenvolvimento e novas perspectivas teóricas: A genealogia e os percalços dos conceitos de ecodesenvolovimento e desenvolvimento sustentável
5 O desenvolvimento sustentável sob a ótica do desenvolvimento como liberdade: Uma proposta de articulação entre as contribuições de Amartya Sen e Ignacy Sachs
6 Desenvolvimento sustentável e economia verde: Equívocos e riscos de dissociação entre as abordagens e vantagens com sua compatibilização
7 Desenvolvimento sustentável e economia verde: Sua importância na formulação de políticas públicas para um desenvolvimento includente, sustentável e sustentado
8 A gestão ambiental, desenvolvimento e sustentabilidade: As políticas públicas na regulação dos conflitos e na promoção da governança ambiental
9 O desenvolvimento sustentável e a economia verde como forças indutoras da transição de uma gestão ambiental reativa, proibitiva e punitiva para outra de tipo proativo, preventivo e prospectivo
10 Desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e economia verde e sua implementação na escala dos territórios: Nacional, regional e local
11 Ingredientes de políticas públicas sustentáveis I: Desenvolvimento sustentável local, capital social e gestão do território
12 Ingredientes de políticas públicas sustentáveis II: Da educação ambiental à pedagogia da sustentabilidade como instrumentos de dotação de capacidades e de formação ético-política do cidadão ecológico
13 Ingredientes de políticas públicas sustentáveis III – A mensuração da sustentabilidade: A geração de indicadores como ferramentas de políticas públicas para promover o desenvolvimento sustentável e a economia verde
14 Desenvolvimento sustentável e economia verde: Que perspectivas para o Brasil de hoje?
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão desenvolvidas através de exposições do professor, onde haverá sempre estímulo à participação discente com apoio de leituras de textos previamente indicados. Essa atividade será complementada com apresentação de seminários por alunos baseados em textos escolhidos com antecedência.
Critério
Os alunos serão avaliados com base em duas atividades: as apresentações de grupo e um trabalho final constante de um texto sobre algum dos tópicos do programa da disciplina, a ser realizado em grupo.
Norma de Recuperação
Provas, Seminários e/ou Trabalhos.
 
Bibliografia
     
ANÔNIMO. O Conceito de Desenvolvimento: origens, perspectivas e debates. Repositório institucional da PUC-Rio. In: http://www.maxuell.lambida.ele.puc-rio.br/16658=4.pdf. Acesso: 03/10/2013.
ARRUDA SAMPAIO JR., Plínio de. Desenvolvimento e Neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. In: //www.scielo.br/pdf/sssoc/n112/04.pdf. Acesso: 14/10/2013.
ABRAMOVAY, Ricardo. Desenvolvimento Rural Territorial e Capital Social. Extraído de Eric Sabourin e Olívio Teixeira (Orgs.). Planejamento do Desenvolvimento dos Territórios Rurais – conceitos, controvérsias experiências. Brasília: Embrapa informação Tecnológica, 2002. http://cmapspublic2.ihm.us/...%20contag.pdf. Acesso: 15/10/2013.
BEDUSCHI FILHO, Luiz Carlos e ABRAMOVAY, Ricardo. Desafios para a Gestão Territorial do Desenvolvimento Sustentável no Brasil. In: http://www.ufpa.br/cpedir/images/images/docs/paper75.pdf. Acesso: 05/10/13.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Crescimento e Desenvolvimento Econômico. In: http://www.bresserpereira.org.br/papers/...junho19.2008.pdf. Acesso: 02/10/2013.
__________. O Conceito Histórico de Desenvolvimento Econômico. In: http://www.bresserpereira.org.br/papers/2006/...-...Desenvolvimento.pdf. Acesso: 02/10/2013.
__________ e THEUER, Daniela. Um Estado Novo-desenvolvimentista na América Latina? In: Economia e Sociedade, Campinas, v. 21, no Especial, dez. 2012, pp. 613-829. Disponível na internet. Visita: 02/10/2013.
BURSZTYN, Maria Augusta e BURSZTYN, Marcel. Fundamentos de Política e Gestão Ambiental caminhos para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.
CASTELO, Rodrigo. O Novo Desenvolvimentismo e a Decadência Ideológica do Pensamento Econômico Brasileiro. In: Serv. Soc. Soc, São Paulo, no. 112, out/dez., 2012, pp. 613-636. Disponível na internet. Visita: 03/10/2013.
CASTRO, Manoel Cabral de Castro. Do Crescimento Econômico ao Desenvolvimento Sustentável e à Economia Verde conceitos na análise do perfil ambiental e de aspectos da evolução recente do capital humano no Amapá. Macapá: SETEC/AP, 2012 (Relatório elaborado para o evento preparatório à participação do Amapá na Conferência Rio + 20).
__________. Desenvolvimento Sustentável o debate teórico e importância nas políticas públicas da Amazônia. Piracicaba: 2006 (Tese de Livre-Docência defendida na ESALQ/USP).
CAVALCANTI, Clovis. Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. In: www.institutoembratel.org.br/cursos_.../meio_ambiente.pdf. Acesso: 24/03/2015.
__________. Conceitos de Economia Ecológica. Suas relações com a economia dominante e a economia ambiental. Revista de Estudos Avançados, 24(68), 2010, p. 53-67. In: www.scielo.br/pdf/ea/v24n68/07.pdf. Visita: 05/10/2013.
CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Economia Verde para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: CGEE, 2012. Disponível em: Livro_Economia_Verde_web_08022013(1).pdf. AdobeReader: Acesso: 05/10/2013.
DELGADO, Nelson G., BONNAL, Philippe e LEITE, Sergio P. Desenvolvimento Territorial, Articulação de Políticas Públicas e Atores Sociais. UFRJ/2007, IICA. In: oppa.net.br/acervo/publicacoes/..._atores_sociais.pdf. Acesso: 24/03/2015.
DIEGUES, Antonio Carlos S. O Mito Moderno da Natureza Intocada. São Paulo: Ucitec, 1996.
FISHER, Tania (Org.). Gestão do Desenvolvimento e Poderes Locais marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, 2002.
FLORES, Murilo. A Identidade Cultural do Território como Base de Estratégias de Desenvolvimento – uma visão do estado da arte. In: http://indicadores.fecam.org.br/uploads/28/..._desenvolvimento.pdf. Acesso: 15/10/2013.
FREY, Claus. Desenvolvimento Sustentável Local na Sociedade em Rede: o potencial das novas tecnologias da informação e da comuinicação. In: www.scielo.brpdf/socp/n21.pdf. Acesso: 15/10/2013.
FUKUDA-PARR, Sakiko. “Operacionalizando as Ideias de Amartya Sen sobre Capacidades, Desenvolvimento, Liberdade e Direitos Humanos – o deslocamento do foco das políticas de abordagem do desenvolvimento humano. In: http://www.google.com.br/...-windowsInternetExplorer. Acesso: 02/10/2013.
FURTADO, Celso. Criatividade e Dependência na Civilização Industrial. São Pulo: Cia. das Letras, 2008.
GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia e Educação para a Sustentabilidade. In: www.biologia.ufrj.br/ereb-se/..._e_educacao.pdf. Acesso: 15/10/21013.
__________. Pedagogia. Ecopedagogia, Pedagogia da Terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. In: http://siteantigo.paulofreire.org/pub/...-Moacir_Gadotti.pdf. Acesso: 15/10/2013.
GONÇALVES, Reinaldo. Novo Desenvolvimentismo e Liberalismo Enraizado. In: Serv. Soc. Soc., São Paulo, out/dez., pp. 637-671. Disponível na internet.
IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Desenvolvimento Sustentável, Economia Verde e Rio + 20. Relatório de Pesquisa. In: www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/..._rio20.pdf. Acesso: 24/03/2015.
LÉNA, Philippe e NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do (Orgs.). Enfrentando os Limites do Crescimento sustentabilidade, decrescimento e prosperidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
MISOCZKI, Maria Cecilia e BOHM, Steffen. Do Desenvolvimento Sustentável à Economia Verde: a constante e acelerada investida do capital sobre a natureza. In: Cad. Ebape. BR, vol. 10, no 3, artigo 5, RJ, set., FGV 2012, p.546-568. Disponível na internet. Visita: 01/10/2013.
MOTA, Serôa da. Capítulo 6 – Fundamentos Econômicos da Sustentabilidade e Políticas de Transição Rumo à Economia Verde. In: CGEE, 2012, p. 69-79.
__________ e DUBEUX, Carolina Burle Schmidt. Mensuração nas Polírticas Públicas de Transição Rumo à Economia Verde. In: www.consdervacao.org/publicacoes/file...PoliiticaAmbiental/08dubeux.pdf. Acesso: 06/03/2013.
NOBRE, Marcos e AMAZONAS, Maurício de Carvalho. Desenvolvimento Sustentável: a institucionalização de um conceito. Brasília: IBAMA, 2002.
NOVAES, Ricardo Carneiro. Desenvolvimento Sustentável na Escala local: a Agenda 21 Local como estratégia para a construção da sustentabilidade. In: www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro...20novaes.pdf. Acesso: 15/10/2013.
OLIVEIRA, José A. Puppim de. “Rio + 20: What we can learn from the Process and what is missing”. In: Cad. EBAPE.BR, v. 10, no. 3, artigo 2, RJ, set., 2012. Disponível na internet.
OSTROM, Elinor. El Gobierno de los Comunes la evolución de las instituciones de la acción colectiva. 2a ed. México: FCE, 2011.
POLANYI, Karl. La Gran Transformación los orígenes políticos y económicos de nuestro tiempo. 2a ed., México: FCE, 2011.
ROCHA, Juliana Dalboni e BURSZTYN, Marcel. Território, Saberes Locais e Sustentabilidade: a busca do desenvolvimento via arranjos produtivos lodcais. III Encontro ANPPAS, 23-26/05/2006. In: www.anppas.org.br/encontro_anual/...-130304.PDF. Acesso: 31/03/2015.
RÜCKERT, Aldomar A. e RAMBO, Anelise G. Metodologia das Escalas Geográficas de Poder e Gestão Aplicada à Análise em Quatro Territórios Rurais no Brasil. Confins. Revue Franco-brésilienne de Géographie/Revista Franco-brasileira de Geografia. In: confins.revues.org/6370?lang=pt. Acesso: 23/03/2015.
SOCHER, Paulo Roberto et al. O Cidadão nas Políticas Públicas: realidade ou utopi? In: file:///c:/Users/Cabral/Downloads/Urbe-3622.pdf. Acesso: 24/03/2015.
SACHS, Ignacy. Rumo à Ecossocioeconomia teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007.
__________. Desenvolvimento includente, sustentável e sustentado. Garamond: Rio de Janeiro, 2004.
__________. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
__________. Por que é necessário preservar a coruja-pintada. In: JC email: www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=16993. Visita: 15/03/2004.
SILVA, Ana Márcia Rodrigues da e NEDER, Henrique Dantas. Abordagem das Capacitações: um estudo empírico sobre pobreza multidimensional no Brasil. In: www.pucrs.br/eventos...estudo-empírico-sobre-pobreza.pdf. Acesso: 02/10/2013.
STIGLITZ, Joseph E., SEN, Amartya e FITOUSSI, Jean-Paul. Report by the Commission on Measurement of Economic Performance and Social Progress. In: Report-stiglitz-sen-fitoussi.pdf-FaxitReader(Report-stiglitz-sen-fitoussi.pdf). http:www.stiglitz-sen-fitousi.filen/index.htm. Acesso: 21/03/2012.
UNE – United Nations for Environment Program. Green Economy pathways to sustainable development and poverty eradication. 2011. In: www.unep.org/greeneconomy...GreenEconomyReport.pt.pdf. Acesso: 15/03/2012.
VEIGA, José Eli da. Indicadores de Sustentabilidade. In: www.scielo.br/pdf/ea/v24n68/06.pdf. Acesso: 09/08/2012.
__________. Indicadores Socioambientais evolução e perspectivas. In: Revista de Economia Política, vol. 29, no 4 (116), p. 421-435, out.-dez./2009. Disponível na internet.
__________. Neodesenvolvimentismo quinze anos de gestação. In: São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. n. 3, p. 83-94, jul./set., 2006. Disponível na internet.
__________. Desenvolvimento Sustentável o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
WENCESLAU, Juliana et al. Políticas da Terra: existe um novo discurso ambiental pós-Rio + 20? Cad. EBAPE.BR, v. 10, no 3, artigo 7, RJ, set., 2012, pp. 584-604. Disponível na internet. Acesso: 01/10/2013.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3758

Clique para consultar o oferecimento para ACH3758

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP