Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3788 - Relações de Gênero e Políticas Públicas
Gender and Public Policy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Debater os marcos teóricos relativos às interfaces entre gênero, sexualidade e direitos humanos para que se possa pensar mais claramente os desafios contemporâneos para a produção de subjetividades e de políticas públicas equânimes. A disciplina prevê a realização de viagens didáticas para visitas guiadas e pesquisas de campo, a fim de realizar análise e sistematização de informações sobre práticas de Gestão e Políticas Públicas, relacionadas ao conteúdo da disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5830822 - Alessandro Soares da Silva
 
Programa Resumido
A disciplina visa transmitir aos estudantes os conceitos fundamentais para a compreensão das articulações possíveis e os processos de poder implicados nas relações de gênero.
 
 
 
Programa
Conceituando gênero. Performatividade e matrizes de gênero. Patriarcado. Feminismos e outros movimentos (sociais). Sexualidade e produção de subjetividades. Sexualidades obrigatórias e a transgreção das normas. Teorias de Gênero e Teoria Queer. Mulheres e minorias sexuais. Aids, saúde e sexualidades. Preconceitos como elemento norteador das desigualdades de gênero e de sexualidades. Violência de doméstica. Lei Maria da Penha. Políticas públicas e políticas de relações de gênero. Direitos humanos e a inclusão de novas demandas no âmbito da sexualidade. Políticas de gênero e de direitos humanos no Brasil. Poder e relações de gênero no Estado Brasileiro. Políticas públicas e educação de gênero. Participação feminina e governança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será composto por aulas expositivas e atividades complementares como trabalhos em grupo, projeções de filmes e/ou documentários, debates, conferências, apresentação de trabalho de campo de alunos. A disciplina prevê a realização de viagens didáticas para visitas guiadas e pesquisas de campo, a fim de realizar análise e sistematização de informações sobre práticas de Gestão e Políticas Públicas, relacionadas ao conteúdo da disciplina.
Critério
Os alunos serão avaliados de forma continuada, através de provas, trabalhos em grupo, seminários e pela participação das atividades em sala de aula.
Norma de Recuperação
Provas ou trabalhos
 
Bibliografia
     
BANDEIRA, Lourdes., & ALMEIDA Tania Mara, Lurdes Revista do Ceam, v. 2, n. 1, jan./jun. 2013.
BERQUÓ, Elza. Os corpos silenciados. Novos Estudos – CEBRAP. São Paulo, Nº 03, 1982.
BUSTELO, María & LOMBARDO, Emanuela. Políticas de Igualdad en España y Europa: afinando La mirada. Madri: Ediciones Cátedra, 2007.
BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Deshacer El Género.Barcelona: Paidós, 2006.
BUTLER, Judith. El Género en Disputa: el feminismo y la subversión de la identidad.Barcelona: Paidós, 2007.
FARAH, Marta. Gênero e políticas públicas Rev. Estudos Feministas. 2004, 12 (jan.-abr.).
FRESTONE, Shulamith. A Dialética do Sexo: um estudo da revolução feminista. Rio de janeiro: Labor do Brasil, 1976.
IZQUIERDO, Mará Jesús. El Malestar en la Desigualdad. Madri: Ediciones Cátedra, 1998.
NARDI, Henrique Caetano., SILVEIRA, Raquel da Silva., & MACHADO, Paula Sandrine. Diversidade sexual, relações de gênero e políticas públicas.. Porto Alegre: Sulina, 2013.
NIETO PIÑEROBA, José Antonio. Transexualidad, Intersexualidad y Dualidad de Género. Barcelona: Edicions bellaterra, 2008.
OSBORNE, Raquel. La construcción Sexual de la Realidad; un debate en la sociología contemporánea de la mujer. Madri: Ediciones Cátedra, 1993.
PATEMAN, Carole. El Contrato Sexual. Barcelona: Anthropos / Mexico: UAN- Iztapalapa, 1995.
SAFFIOTI, Heleieth. Emprego Doméstico e Capitalismo. Petrópolis/Rio de Janeiro:Vozes,1978.
SAFFIOTI, Heleieth Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
SAFFIOTI, Heleieth. A Mulher na Siciedade de Classe; mito e realidade. São Paulo: expressão popular, 2013.
SILVA, Alessandro Soares da . Políticas Públicas, Educação para os Direitos Humanos e Diversidade Sexual. Trivium (Rio de Janeiro. Online), v. 3, p. 58-72, 2011.
SILVA, Alessandro Soares da. & BARBOZA, Renato. . Diversidade sexual, Gênero e Exclusão Social na produção da Consciência Política de Travestis. Athenea Digital, Barcelona, v. 8, p. 27-49, 2005.
STREY, Marlene Neves; AZAMBUJA, Mariana Porto Ruwer & JAEGER Fernanda Pires (org.). Violência, Gênero e Políticas Públicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
TUBERT, Silvia (Org.). Del Sexo al Género: los equívocos de un concepto. Madri: Ediciones Cátedra, 2003.
TRUE, Jacqui. Mainstreaming Gender in Global Public Policy. ternational Feminist Journal of Politics. Volume 5, Issue 3, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3788

Clique para consultar o oferecimento para ACH3788

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP