Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3818 - Memória Política e Social, Esquecimentos e Políticas de Memória
Political and Social Memory, Forgetfulness and Memory Policies

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Estudar as relações entre memória e identidade, os processos pelos quais o passado é construído e reconstruído, os atores e instituições atuantes na guarda e gestão da memória, os lugares físicos e simbólicos em que a memória se instala, os mecanismos pelos quais a memória se eterniza ou se silencia, entre outros, são os temas que compõem o objeto desta disciplina, voltada a oferecer um panorama conceitual sobre as diferentes faces da memória e discutir sua relevância para a ação pública e as políticas públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5830822 - Alessandro Soares da Silva
1329307 - Martin Jayo
 
Programa Resumido
A partir de uma perspectiva marcadamente interdisciplinar, com contribuições vindas da Sociologia, da História, da Psicologia Social e da Psicologia Política, entre outros campos de saber, os estudos sobre as memórias política, coletiva e social têm tido sua relevância cada vez mais reconhecida na medida em que permitem distinguir e interpretar as diferentes narrativas do passado - e, por conseguinte, as múltiplas projeções relacionando passado, presente e futuro - que se encontram em disputa na formulação de políticas públicas para uma coletividade.
 
 
 
Programa
Estudar as relações entre memória e identidade, os processos pelos quais o passado é construído e reconstruído, os atores e instituições atuantes na guarda e gestão da memória, os lugares físicos e simbólicos em que a memória se instala, os mecanismos pelos quais a memória se eterniza ou se silencia, entre outros, são os temas que compõem o objeto desta disciplina, voltada a oferecer um panorama conceitual sobre as diferentes faces da memória e discutir sua relevância para a ação pública e as políticas públicas. Os tópicos gerais do debate são: - O individual e o coletivo como dimensões da memória: Halbwachs e os marcos sociais da memória; - Uma tipologia da Memória; - Memória, testemunho e oralidade: memória comunicativa e memória cultural; - Memória e mundo material: o papel dos artefatos, coleções e arquivos; - Iconografia e memória: a imagem como instrumento de evocação, construção e reconstrução do passado; - Quando a memória se ancora no espaço: Pierre Nora e os lugares de memória; - Dos lugares de memória à memória dos lugares: o espírito da rua e a memória na cidade; - Políticas patrimoniais: gestão e preservação do patrimônio urbano; - Quando a memória se ancora além do espaço: cultura digital e ciberlugares de memória; - Memória Política e Políticas de Memória; - O papel político do esquecimento; - Violência urbana, cotidiano e minorias: o direito à memória; - Violência política, trauma e esquecimento: o direito à verdade; - Memória, reparação e comissões da verdade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com leituras prévias para serem debatidas, filmes e leituras de livros e artigos obrigatórios
Critério
- Seminários - Produção de artigo sobre tema acordado com os ministrantes
Norma de Recuperação
- Provas e/ou Trabalhos
 
Bibliografia
     
Abreu, Maurício de Almeida. Sobre a memória das cidades. Revista da Faculdade de Letras: Geografia, Porto, vol. 19, p.77-97, 1998. Ansara, Soraia. O legado da greve de Perus: lembranças de uma luta operária. Cadernos CERU, São Paulo, v.20, n.1, p.241-256, 2009. Ansara, Soraia. (2008). Memoria Política, Represão e Ditadura no Brasil. Curitiba: Jurua. Baer, Alejandro (2010). La memoria social: breve guía para perplejos, in: Zamora, J.A & Sucasas, A (Eds.), Memoria - Política - Justicia. Madrid: Editorial Trotta, p.131-148. Bezerra de Meneses, Ulpiano. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.21, p.89-103, 1998. Bosi, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Edusp, 1987. Bosi, Ecléa. O tempo vivo da memória. Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 Fernández Christlieb, Pablo (2004), El espíritu de la calle: psicología política de la cultura cotidiana. Barcelona: Anthropos, 2004. Halbwachs, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. Huyssen, Andreas. Pretéritos presentes: medios, política y amnesia. In: En busca del futuro perdido. Cultura y memoria en tiempos de globalización. Fondo de Cultura Económica, México, 2002. Jardim, Luis E. F. A Ditadura Militar na Cidade, no Trabalho e na Casa de Cidadãos Brasileiros: um estudo de depoimentos. Tese (Psicologia Social). Universidade de São Paulo. Jayo, Martin; Köhler, André Fontan. Um álbum francês: olhar incomum sobre a São Paulo da década de 1950. In: 39º Encontro da ANPOCS, Caxambu, 2015. Jelin, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Buenos Aires, Siglo XXI, 2002. Köhler, André Fontan. De pólis a city: as cidades consuidas. GVexecutivo, São Paulo, vol.14 n.1, p.46-49, 2015. Nora, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. Pollak, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Trad. de Dora Rocha Flaksman. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.2. n.3, p.3-5, 1989. Pollak, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.5 n.10, p.200-212, 1992. Radley, Alan. Artefacts, memory and a sense of the past. In: Middleton, David; Edwards, Derek (Eds.). Collective Remembering. London: Sage Publications, p.46-59, 1993. Ricoeur, Paul. La lectura del tiempo pasado: memoria y olvido. Madrid, UAM, 1999. Ulriksen de Viñar, Maren (Org.). Memoria Social. Fragmentaciones y responsabilidades. Montevideo: Ediciones Trilce, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3818

Clique para consultar o oferecimento para ACH3818

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP