A disciplina apresenta os procedimentos de análise de dados quantitativos e qualitativos, ordinariamente utilizados nas ciências sociais contemporâneas.
Tipos de variáveis e notação estatística básica. Dados quantitativos: medidas de tendência central e medidas de dispersão. Dados qualitativos: percentuais, razão de chance, independência e associação (noções básicas) Organização e apresentação de dados: apresentação de estatísticas descritivas e morfologia da tabela de contingência Inferência estatística: conceitos básicos Distribuição normal, amostras e populações. Distribuições amostrais, intervalo de confiança e análise de variância. Correlação; causalidade e independência estatística. Testes de hipóteseProjeto de pesquisa qualitativa e seu desenvolvimento teórico e práticoNoções básicas do processo de coleta e análise de dados qualitativos referentes à estratégia metodológica. Pressupostos, estratégias metodológicas, procedimentos de coleta e análise de dados, projeto de pesquisa qualitativa. São eles:Rever e aperfeiçoar projetos de pesquisa qualitativa que atendam aos objetivos da pesquisa e os critérios de qualidade usualmente aceitos na área de Administração;Implicações e riscos da escolha do métodoEntrevistas (pessoais e em grupo),Observação participante,Seleção de material, Técnicas projetivasGrupos focais;
Bibliografia Básica: Cruz Neto, Otávio; Moreira, Marcelo Rasga & Sucena, Luiz F. M. - Grupos Focais e Pesquisa Social Qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação – in http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2002/Com_JUV_PO27_Neto_texto.pdfDuarte, Rosália – 2002 - “Pesquisa Qualitativa: Reflexões sobre o Trabalho de Campo” in Cadernos de Pesquisa, n.115, pg. 139-154, março. Scielo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000100005Eco, Umberto – 2007 – Como se Faz uma Tese – 13ª edição, Editorial Presença, Lisboa.Martins, Heloisa Helena T. de Souza – 2004 - “Metodologia Qualitativa de Pesquisa” in Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.2, pg. 289-300, maio/ago. Scielo: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022004000200007Mattar, F. N. Pesquisa de Marketing - Vol. 1. Ed. Atlas: 2005.Mattar, F. N. Pesquisa de Marketing - Vol. 2. Ed. Atlas: 2006.TURATO, Egberto Ribeiro. 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