Analisar o papel da didática como elemento de iniciação na formação do professor.Discutir e refletir sobre a formação da identidade do professor.Propiciar elementos de discussão no contexto das relações entre educação e sociedade.Identificar os principais modelos do pensamento educacional, seus representantes e as contribuições que cada um dos modelos apresentados oferece à ação educativa do professor de Ciências.
A disciplina Fundamentos da Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o uso de estratégias narrativas e autobiográficas. Analisa também as especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. Busca compreender a relação professor-aluno-conhecimento a través da análise de situações de aula, de maneira a dotar o futuro professor de condições para refletir e posteriormente criar alternativas de atuação.
O conhecimento de si: narrativa de formação de professores: Lembranças e descrição de cenas sobre o cotidiano escolar; Representações idiossincráticas sobre o trabalho docente; A didática, o ensino e seu caráter na escola contemporânea; A natureza do trabalho docente e suas relações com o sistema de ensino e sociedade; As teorias da Educação e o problema da marginalidade social: Contribuição de Dermeval Saviani; O conceito de autonomia em Paulo Freire; Relações professor-aluno na sala de aula.
AZANHA, J.M.P. Uma reflexão sobre a didática. In.BUENO, B.O.; CATANI, D.B.; SOUZA, C.P. A Vida e o Ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração.FREIRE, P. Extensão ou comunicação? RJ Editora Paz e Terra, 4a ed. 1979.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. RJ Editora Paz e Terra, 34a ed. 1996.GUSDORF, G. Professores para quê? 3ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.LIBANEO, J.C. Didática São Paulo Ed. Cortez, 1990MOYSÉS, Lucia - O Desafio de saber Ensinar. Campinas, Papirus 1994.NOBLIT, George. "Poder e desvelo na sala de aula". (Tradução de Belmira O. Bueno). Revista da Faculdade de Educação, v. 21, nº 2.NÓVOA, Antonio (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995. PENIN, Sonia. A aula: espaço de cultura, lugar de conhecimento. São Paulo. Papirus, 1994. PIMENTA, Selma G. "A prática (e a teoria) docente ressignificando a Didática". In: OLIVEIRA (org). Confluências e divergências entre Didática e Currículo. Campinas. Papirus. 1998PIMENTA, S.G. (org) Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. SP, Ed. Cortez, 1997.SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. SP Ed. Cortez, 1985. SAVIANI, D. Escola e democracia: coleção polêmicas do nosso tempo. no 5 SP, Ed.Cortez, 1985.SOUZA, E. C. O Conhecimento de si: estágio e narrativa de formação de professores. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.SOUZA, E. C. A Didática como iniciação: fabricação de identidades, políticas e práticas de formação de professores. In: Aida Maria Monteiro Silva; Francimar Martins Teixeira Macedo; Márcia Maria de Oliveira Melo; Maria Lúcia de Figueiredo Barbosa. (Org.). Políticas Educacionais, tecnologias e formação do educador: repercussões sobre a didática e as práticas de ensino. Recife: Edições Bagaço, 2006. SOUZA, E. C. (Org.). Autobiografia, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. 1. ed. Porto Alegre / Salvador: EDIPUCRS e EDUNEB, 2006. OBS: Toda bibliografia suplementar, assim como as indicações de Revistas e Periódicos serão fornecidas em sala de aula.