Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4013 - Modelagem Matemática
Mathematical Modelling

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Entender e saber aplicar conceitos e técnicas de Matemática fundamental, para a análise e solução de problemas, independente da área de aplicação. Estudar fenômenos modelados por equações diferenciais ordinárias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
618281 - Antonio Calixto de Souza Filho
260258 - Carlos Henrique Barbosa Gonçalves
1780347 - Rosana Retsos Signorelli Vargas
 
Programa Resumido
Equações diferenciais. Soluções de uma equação diferencial. Existência e unicidade da solução. Equações diferenciais ordinárias. Modelo exponencial. Equação logística. Sistema presa-predador.

 
 
 
Programa
Equações diferenciais e famílias de soluções. Solução geométrica, numérica e analítica de uma equação diferencial. Modelo exponencial. Fator de integração. Equações diferenciais exatas. Equação Logística. Sistema predador-presa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Média de provas, trabalhos e exercícios.
Critério
Média de provas, trabalhos e exercícios.
Norma de Recuperação
Média de provas, trabalhos e exercícios.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: STEWART, J.; LOCK, P.F., GLEASON, A.M., FLAATH, D.E., Hughes-Hallet, D.,Blucher. Cálculo, Vol. 2, 4a ed. São Paulo, Pioneira, 2001. HALLET, D.,P.F., GLEASON Maccallum, W.G. Cálculo de Várias Variáveis’Hughes Editora Blucher,1977. MALTA, I., PESCO, S. & LOPES, H., Cálculo a uma variável, Vol. I e Vol. II, Coleção Matmídia, Editora PUC-Rio (2002). Bibliografia complementar: ANTON, Howard. Cálculo, Um novo Horizonte – Vol.2, Editora Bookman, 2001. STEWART, J.; LOCK, P.F., GLEASON, A.M., FLAATH, D.E., Hughes-Hallet, D.,Blucher. Cálculo, Vol. 1, 4a ed. São Paulo, Pioneira, 2001. D. S. Jones, M. J. Plank and B. D. Sleeman, Differential Equations and Mathematical Biology. London: Chapman&Hall, Second Edition, 2010. R. C. Bassanezi, Ensino-aprendizagm com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4013

Clique para consultar o oferecimento para ACH4013

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP