Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4015 - Eletricidade e Magnetismo
Electricity and Magnetism

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Compreensão de fenômenos físicos de natureza eletromagnética, em termos práticos (vida cotidiana).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
196611 - Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile
106172 - Alberto Tufaile
2341766 - Carlos Molina Mendes
1538519 - Patricia Targon Campana
1916087 - Thomás Augusto Santoro Haddad
 
Programa Resumido
Eletricidade, magnetismo e ondas eletromagnéticas; equações de Maxwell.
 
 
 
Programa
Eletrostática; Lei de Coulomb; Campo Elétrico e Potencial Elétrico; Capacitância; Corrente Elétrica e Resistência; Circuitos de Corrente Contínua; Campo Magnético; Lei de Ampère; Lei de Faraday; Propriedades Magnéticas da Matéria; Indutância; Circuitos de Corrente Alternada; Natureza da propagação da Luz - Óptica Geométrica.
Exemplos a serem abordados:
Limpeza eletrônica do ar. Cópia xerox. Levitação magnética, Geração e distribuição de energia elétrica, Gravação e leitura de fitas magnéticas. Amplificadores de áudio. Computadores. Telecomunicações. Forno de microondas. Luz solar. Lâmpadas fluorescentes, lasers. Câmeras. Telescópio, microscópio (ótico e eletrônico), aparelhos de CD.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e projetos.
Critério
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
P. A. TIPLER - "Física". 2a ed. Guanabara Dois Rio, 1985.
H. M. NUSSENZVEIG - "Curso de Física Básica". 2a ed. Edgard Blücher/EDUSP S.Paulo, 1981.
HALLIDAY - RESNICK - "Fundamentos de Física". L.T.C. Editora S.Paulo, 1991.

Bibliografia Complementar:
Bloomfield, L. A. , How things work: The Physics of everyday life, John Wiley & Sons, Inc. (1997)
Projeto Escola e Cidadania (PEC), módulo de Física, Editora do Brasil (2000).
Valadares, E. C., Física mais do que divertida, 2a. edição, Editora UFMG (2002).
Revistas científicas especializadas em ensino:
"Physics Teacher", "Cadernos catarinenses de ensino de física", "Revista brasileira de ensino de física", "American Journal of Physics".
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4015

Clique para consultar o oferecimento para ACH4015

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP