OBJETIVO GERAL Refletir sobre a função social do ensino de ciências da natureza no ensino fundamental e sobre o processo de ensino e aprendizagem em ciências. OBJETIVOS ESPECÍFICOS São objetivos específicos da disciplina que o licenciando: a) adquira uma visão geral sobre a discussão acerca da função social do ensino de ciências da natureza no Ensino Fundamental; b) analise criticamente documentos curriculares nos diferentes níveis de concretização do currículo; c) seja capaz de elaborar planejamentos de cursos de ciências e de aulas que sejam consistentes e coerentes com as orientações curriculares; d) analise potencialidades e limitações de diferentes modalidades didáticas no ensino de ciências; e) organize situações de aprendizagem de ciências no ensino fundamental, selecionando as modalidades e recursos didáticos mais apropriados para alcançar determinados objetivos educacionais; f) analise criticamente e elabore atividades avaliativas no contexto do ensino fundamental.
A função social do ensino de Ciências. O processo de aprendizagem em ciências. Referentes curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências da natureza no ensino fundamental. Planejamento do ensino. Modalidades didáticas no ensino de Ciências. A avaliação da aprendizagem em Ciências.
O papel social do ensino de ciências da natureza no ensino fundamental. O papel do professor. Função social do ensino de Ciências e a alfabetização científica. Principais autores e tendências. O processo da aprendizagem em ciências: tendências atuais. Níveis de concretização do currículo. Referentes curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências da natureza no ensino fundamental. Planejamento do ensino: plano de curso, plano de aula. Elaboração de planejamentos e discussão de critérios de qualidade. A linguagem científica e o ensino de ciências da natureza. Modalidades didáticas no ensino de ciências: seleção, produção, planejamento, desenvolvimento e avaliação, com especial estudo de: a) atividades práticas: tipos e usos no campo, em laboratório e nas salas de aula; b) organização de visitas a museus e centros de ciências; c) uso de modelos, simulações e TICs no ensino de Ciências; os jogos como modalidade didática. A avaliação no ensino de ciências. Instrumentos de avaliação.
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