Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4017 - Metodologia de Ensino em Ciências da Natureza 2
Natural science teaching methods 2

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Possibilitar que os professores de Ciências em formação inicial reflitam acerca das especificidades do ensino de Ciências na Educação Básica, do currículo de Ciências e das diversas abordagens possíveis por meio do uso diferentes modalidades e recursos didáticos. Pretende-se, também, que a disciplina contribua com a conscientização dos futuros professores acerca de seu papel na promoção de alfabetização científica e na organização de interações que viabilizem a aproximação entre alunos de escola básica e elementos da cultura científica criando condições para o trabalho com planejamento, execução e avaliação de atividades práticas vinculadas ao cotidiano escolar do ensino de ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
5981856 - Valéria Cazetta
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
Elaboração, aplicação e avaliação de um projeto de ensino em Ciências.
 
 
 
Programa
1. Linguagens e ensino de ciências 2. Análise de materiais didáticos e paradidáticos 3. Possibilidades de utilização de imagens impressas como recursos didáticos 4. Análise de filmes e recursos audiovisuais para uso no ensino de Ciências 5. Ensino de ciências e inclusão 6. Papel da imaginação no ensino e aprendizagem de Ciências
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Produção de sequências didáticas, trabalhos e/ou seminários • Provas
Critério
Reflexão crítica sobre as especificidades do ensino de ciências. Capacidade de analisar e escolher materiais didáticos para finalidades pedagógicas específicas.
Norma de Recuperação
Realização de trabalhos ou provas a combinar com a professora.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. CAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora Unesp, 2012. CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática das ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999. p. 138-160. FERNANDES, J. A. B. Você vê essa adaptação? A aula de campo em ciências entre o retórico e o empírico. São Paulo: FEUSP, 2007. Tese de doutorado. p. 22-48. HERNANDES, F.; VENTURA, M. A organização do Currículo por Projetos. Porto Alegre: Artmed, 1999. MORTIMER, E.; SCOTT, P. – Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7 (3), pp. 283-306, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/v7_n3_a2002.pdf. SALOMÃO, S. R. Lições da Botânica: O Texto Literário no Ensino de Ciências. Ciência em Tela, volume 1, número 1, 2008, p. 1-8. TORRES GONZÁLEZ, J. A. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4017

Clique para consultar o oferecimento para ACH4017

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP