Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4025 - Organização e Expressão do Material Genético e Engenharia Genética
Organization and expression of genetic material and genetic engineering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Conhecer a organização das unidades básicas dos seres vivos e como estas se reproduzem. Capacitar o aluno a compreender os mecanismos moleculares que determinam a organização e expressão do genoma dos organismos; a compreender e relacionar alguns conceitos básicos de Genética estabelecidos a partir do trabalho de Mendel; a compreender as formas de herança e as abordagens matemáticas no estudo da hereditariedade. Apresentar a linguagem e técnicas utilizadas em Engenharia Genética e suas aplicações em Biotecnologia. Reconhecer a importância dos procedimentos éticos na biotecnologia e possibilitar a discussão para uma tomada de posição perante os dilemas éticos trazidos pela nova Biologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2800823 - Silvana Aparecida Pires de Godoy
 
Programa Resumido
Organização celular, genética e evolução.
 
 
 
Programa
Origem da vida. As primeiras células (procarióticas). A endossimbiose como hipótese para a origem das células eucarióticas. Diferenças de organização e fisiologia celular, comparando-se as células procariontes com as eucariontes. A reprodução celular: mitose e meiose. Dogma central (transcrição, tradução, replicação). Bases da hereditariedade. O gene como unidade de herança. Natureza molecular do gene. Herança ligada ao sexo. Base molecular da mutação e recombinação. Interações gênicas. Natureza molecular do gene. Marcos da Genética: idéias sobre hereditariedade antes de Mendel, o trabalho de Mendel, a lei da segregação independente, genética quantitativa. A genética no século XX: o impacto das descobertas de Watson & Crick sobre o DNA; a expressão do genoma. Origem e evolução das espécies cultivadas; variabilidade genética e bancos de germoplasma; interação genótipo x ambiente e ensaios de produção; seleção e métodos de melhoramento de plantas. O DNA recombinante e a biotecnologia no melhoramento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas.
Critério
Provas, trabalhos práticos e seminários.
Norma de Recuperação
Segundo as normas definidas pela CG da EACH-USP.
 
Bibliografia
     
Alberts, B.; Johnson, A.; Lewis, J.; Raff, M.; Roberts, K. & P. Walter. 1999. Biologia molecular da célula. 4ª. Inclui CD-ROM. Editora Artmed S.A., Porto Alegre. 1549p.
Alberts, B.; Bray, D.; Johnson, A.; Lewis, J.; Roberts, K.; Raff, M. & Walter, P. 2001. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia. Edição Universitária. Editora Artmed S.A., Porto Alegre. 780p.
Brody D.E. & Brody A.R. 1999. As sete maiores descobertas científicas da história. Cia. das Letras, São Paulo. 436p.
Carvalho, H. F. & Recco-Pimentel, S.M. (eds). 2005. A Célula. Ed. Manole, São Paulo.
Davies, P. 2000. O quinto milagre – em busca da origem da vida. Cia. das Letras, São Paulo. 360p.
Griffiths, A.J.F.; Miller, J.H.; Suzuki, D.T.; Lewontin, R.C.; Gelbart, W.M. 2002. Introdução à Genética. 7ª. ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 816p.
Junqueira, L.C.U. & Carneiro, J. 2005. Biologia celular e molecular. 8ª. ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 352p.
Purves, W.K.; Sadava, D.; Orians, G.H. & Heller, H.G. 2005. Vida: a ciência da biologia. Vol. I. Tradução Anapaula Somer Vinagre et al. 6ª. ed. Artmed Editora S.A., Porto Alegre.
Stryer, L. 2004. Bioquímica. 5ª. ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 1104p.
Zaha, A.; Ferreira, H.B. & Passaglia, L.M.P. (Orgs.). 2003. Biologia molecular básica. 3ª. ed. revista e ampliada. Editora Mercado Aberto, Porto Alegre.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4025

Clique para consultar o oferecimento para ACH4025

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP