Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4026 - Recursos Naturais Hídricos, Minerais e Energéticos
Hydrical, mineral and energetic natural resources

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Conceituar e exemplificar os materiais naturais como recursos para o desenvolvimento da sociedade, nas suas diversas formas (recursos minerais, hídricos e energéticos), fornecendo ao licenciando elementos para discussão e reflexão sobre o papel da Natureza na formação dos recursos e o significado da utilização dos recursos no desenvolvimento da sociedade e no ciclo natural global, bem como a importância da conservação e recuperação dos recursos e áreas exploradas. Os créditos-trabalho desta disciplina correspondem a planejamento, execução e avaliação de pesquisa, trabalho de campo, leituras programadas e trabalhos especiais de acordo com a natureza da disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
924734 - Luis Americo Conti
 
Programa Resumido
Conceitos de recursos naturais e seus tipos. Recursos perpétuos, renováveis e parcialmente renováveis. Aproveitamento de recursos para geração de energia.
 
 
 
Programa
Definição de recursos naturais. Categorias: perpétuos, renováveis e parcialmente renováveis. Recursos perpétuos (sol, vento e maré) e seu aproveitamento para geração de energia (painéis fotovoltaicos, aquecimento solar, turbinas de vento etc.). Recursos renováveis (florestas, agricultura e pecuária) e condições para continuidade da renovabilidade. Agricultura e pecuária sustentáveis. Desmatamento e reflorestamento. Técnicas de conservação do solo. Aproveitamento de recursos e extinção biológica. Exemplo da cana de açúcar. Recursos potencialmente renováveis: solo e água superficial e subterrânea. Recursos não renováveis (minérios e combustíveis fósseis). Depósito mineral, jazida e garimpo. Processos naturais formadores dos depósitos minerais e sua distribuição no tempo geológico. Principais minérios metálicos e não metálicos e sua utilização. Panorama mineral brasileiro. Importância dos minerais não metálicos na indústria química, de borracha, de plásticos e construção civil. A indústria, a reciclagem e os bens minerais: problemas e soluções ambientais. Novos recursos alternativos para otimização da utilização dos bens minerais não renováveis. Geração de energia a partir da queima de combustíveis fósseis. O incremento do efeito estufa como conseqüência do uso de combustíveis fósseis. Bens minerais para a produção de energia nuclear. Energia geotérmica e fontes não convencionais de obtenção de energia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, relatórios e seminários.
Critério
Provas, relatórios e seminários.
Norma de Recuperação
Provas, relatórios e seminários.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
Goldemberg, J. Energia no Brasil. Livros Técnicos e Científicos Editora. 1979. 171p.
Teixeira, W.; Fairchild, T.R.; Toledo, M.C.M. de; Taioli, F. (organizadores). 2009. Decifrando a Terra. São Paulo, Companhia Editora Nacional, IBEP, 623p.
Bibliografia complementar:
Craig, Vaughan, Skinner. Resources of the Earth - origin, use and environmental impact. Prentice Hall. 1996. 472p.
Goldemberg, Johansson, Reddy, Williams. Energy for a sustainable world. Wiley Eastern Ltd. 1998. 517p.
Keller. Environmental Geology. Macmillan Publ. Co. 1992. 521p.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4026

Clique para consultar o oferecimento para ACH4026

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP