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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4038 - Educação Ambiental
Environmental education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Promover a reflexão sobre o papel do educador em Ciências da Natureza na educação ambiental voltados para valores humanísticos, conhecimentos, habilidade, atitudes e competências que contribuam na construção de sociedades sustentáveis.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2050208 - Rosely Aparecida Liguori Imbernon
 
Programa Resumido
Debates locias e globais sobre a Educação Ambiental e o Desenvolvimento sustentável. Relações entre sociedade e meio ambiente. Contribuição das diversas áreas do conhecimento para a educação ambiental na educação formal e não formal.
 
 
 
Programa
Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. Ética ambiental e geoética. Meio Ambiente e cidadania. Economia e Meio Ambiente. Conservação e preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Multi, inter e transdisciplinaridade na Educação Ambiental. Técnicas em Educação Ambiental. Ecoturismo e Educação ambiental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos de campo, projetos, relatórios e seminários.
Critério
Trabalhos de campo, projetos, relatórios e seminários.
Norma de Recuperação
Trabalhos de campo, projetos, relatórios e seminários.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. São Paulo Ed. Gaia : 2006 DÍAZ, A. P.; MURAD, F.; SATO, M. Educação ambiental como projeto. Porto Alegre Artmed: 2002DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Ed. Gaia, 1992. FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinariedade: história, teoria e prática. Campinas, Ed. Papirus, 1994. PHILIPPI JÚNIOR, A; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo FSP-USP. Núcleo de Informações em Saúde Ambiental; Signus : 2000 BRASIL/MEC. Educação ambiental: projeto de divulgação de informações sobre educação ambiental. Brasília, 1991. BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997. BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais: meio ambiente e saúde. Brasília, MEC/SEF, 1997. Bibliografia Complementar GUNTHER, H. et al. (org.). Psicologia ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. Campinas: Alínea, 2004. HUMBERG, M. E. (Ed.). Cuidando do Planeta Terra: uma estratégia para o futuro da vida. São Paulo: Editora CL-A Cultural. 1992. LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. (a) ______. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001. LOUREIRO, C.F.B. et al. (Orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba: Ed. UFPR,2002. p.121- 144 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Brasília: MMA/ME, 2004. OLIVEIRA, ELÍSIO MÁRCIO. Educação ambiental: uma possível abordagem. 2ª ed. Brasília: UNB, 2000.
 

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