Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4042 - Culturas Escolares
School Cultures

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Debater o processo histórico e social de produção de culturas escolares em associação com formas culturais mais amplas; melhorar o entendimento e encaminhamento das práticas escolares mediante a consideração das diversas formas de produção cultural que ocorrem nas escolas; discutir possibilidades de estudo das culturas escolares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
864112 - Luciana Maria Viviani
 
Programa Resumido
Culturas e culturas escolares. Culturas e identidades profissionais. Culturas escolares e currículo.
 
 
 
Programa
1. Culturas e culturas escolares: definições e significados 2. Produção e circulação de elementos culturais na escola e em outras ambiências sociais 3. A escola como local de hibridação de culturas 4. Culturas e identidades profissionais 5. Currículos e disciplinas escolares como produções culturais 6. Possibilidades de estudo das culturas escolares
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários e trabalhos escritos. Reflexões sobre o cotidiano escolar, sobre a prática dos docentes e suas relações com os estudantes e com a gestão escolar.
Critério
Seminários e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
Seminários e trabalhos escritos.
 
Bibliografia
     
• BENCOSTTA, M. L. (org.) Culturas escolares, saberes e práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2007. • ESCOLANO BENITO, A. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Alínea, 2017. • ______. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In: FRAGO, Antonio V.; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade. Rio de Janeiro, DP&A, 2001. • GARCIA, M. M. A.; HYPÓLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, jan./abr. 2005, p. 45-56. • HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011. • SOUZA, R. de F. Um itinerário de pesquisa sobre cultura escolar. In: CUNHA, M. V. da (org.). Ideário e imagens da educação escolar. Campinas, Autores Associados, 2001. • VIDAL, D. G. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n°1, p. 25-41, jan/jun 2009. • ______ . Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas, SP: Autores Associados, 2005. • VEIGA NETO, A. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 5-15, maio/ago 2003. • VIÑAO FRAGO, A. Sistemas educativos, culturas escolares y reformas. 2ª ed. Madrid: Morata, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4042

Clique para consultar o oferecimento para ACH4042

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP