1. Reconhecer os diferentes tipos de relevo do estado de São Paulo; 2. Compreender a origem e evolução do relevo associadas às composições litológicas e estruturais do estado de São Paulo; 3. Capacitar o aluno a identificar e caracterizar os tipos de vegetação, em especial, as formações vegetais do estado de São Paulo; 4. Capacitar o aluno a compreender os principais elementos da fauna de invertebrados de mata atlântica, de ambientes lóticos e lênticos. 5. Treinar os alunos para trabalhos de campo, desenvolvendo olhar crítico e comparativo em ambientes de cerrado, mata atlântica, praia, restinga, sob uma perspectiva ecológica, zoológica, botânica e geológica.
Aulas teóricas de pré e pós-campo sobre botânica, geomorfologia, geologia e ecologia. Excursão para estudo de campo em áreas de cerrado, mata atlântica, praia, restinga e afloramentos fossilíferos.
• Aulas teóricas pré-campo sobre Charles Darwin, províncias geomorfológicas e geologia estado de São Paulo, biomas, fitofisionomia, botânica, fauna de ambientes aquáticos de água doce, estudos de campo e kit didáticos. • Aulas de campo para reconhecimento das principais províncias geomorfológicas e formações florísticas do estado de São Paulo • Aulas de campo para o exame de afloramentos fossilíferos, coleta de dados paleontológicos e a identificação de fósseis no campo. • Aulas de campo para reconhecimento da fauna de mata atlântica, rios e lagos comparando o dia e a noite. • Aulas teóricas pós campo de botânica, ecologia, zoologia, geologia e confecção de relatórios. Os créditos-trabalho desta disciplina correspondem a planejamento, execução e avaliação de pesquisa, trabalho de campo, leituras programadas e trabalhos especiais de acordo com a natureza da disciplina.
Almeida, F.F.M, & Carneiro, C.D.R. 1998. Origem e evolução da Serra do Mar. Revista Brasileira de Geociências 28:135–150. Begon, M., Towsend, C.R. & Haper, J.L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4 Ed. Porto Alegre: Artmed. Buzzi, Z. J. 2005. Entomologia Didática. 4 ª ed. Ed. UFPR. Costa, C. Ide, S. & Simonka, C. F. 2006. Insetos Imaturos: metamorfose e identificação. Ed. Holos. Gullan, P.J. & Cranston P.S. 2012. Os insetos: um resumo de entomologia. Ed. Roca. Gurevitch, J. Scheiner, S.M. & Fox, G.A. 2009. Ecologia Vegetal. 2 ª ed. Ed. Artmed. Lomolino, M. V., Riddle, B. R. & Brown, J. H. 2006. Biogeography. 3 ª ed. Ed. Sinauer Associates, Inc. Marques, O.A.V. & Duleba, W. 2004. Estação Ecológica Juréia-Itatins, ambiente físico flora e fauna. Ed. Holos. Mugnai, R., Nessimian, J.L. & Baptista, D.F. 2010. Manual de identificação de macroinvertebrados aquáticos do estado do Rio de Janeiro. Ed. Technical Books. Press, F., Siever, R., Grotzinger J & Jordan, T. H. 2006. Para entender a Terra. Ed. Bookman. Raven, P., Evert, R.F. & Eichhorn, S.E. 2014. Biologia Vegetal. 8ª ed. Ed. Guanabara Koogan. Teixeira, W., Fairchild,T.R., Toledo, M.C.M. & Taioli, F. 2009. Decifrando a Terra. Ed. Companhia Editora Nacional. Tonhasca A Jr. 2005. Ecologia e história natural da Mata Atlântica. Ed. Interciência. Vieira, B.C., Salgado, A.A.R. & Santos, L.J.C. (eds.). Landscapes and Landforms of Brazil, Chapter 11, p. 115-134. World Geomorphological Landscapes, Springer Science+Business Media Dordrecht. Triplehorn, C.A. & Johnson N.F. 2004. Borror and DeLong’s introduction to the study of insects. 7th edition. Ed. Brooks Cole. Woodward, S.L. 2009. Introduction to biomes. Ed. Greewood Press.