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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4045 - Seminários de Campo 1
Field seminars 1

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
1.	Reconhecer os diferentes tipos de relevo do estado de São Paulo;

2.	Compreender a origem e evolução do relevo associadas às composições litológicas e estruturais do estado de São Paulo;

3.	Capacitar o aluno a identificar e caracterizar os tipos de vegetação, em especial, as formações vegetais do estado de São Paulo;

4.	Capacitar o aluno a compreender os principais elementos da fauna de invertebrados de mata atlântica, de ambientes lóticos e lênticos.

5.	Treinar os alunos para trabalhos de campo, desenvolvendo olhar crítico e comparativo em ambientes de cerrado, mata atlântica, praia, restinga, sob uma perspectiva ecológica, zoológica, botânica e geológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
924734 - Luis Americo Conti
 
Programa Resumido
Aulas teóricas de pré e pós-campo sobre botânica, geomorfologia, geologia e ecologia. Excursão para estudo de campo em áreas de cerrado, mata atlântica, praia, restinga e afloramentos fossilíferos.
 
 
 
Programa
•	Aulas teóricas pré-campo sobre Charles Darwin, províncias geomorfológicas e geologia estado de São Paulo, biomas, fitofisionomia, botânica, fauna de ambientes aquáticos de água doce, estudos de campo e kit didáticos. 
•	Aulas de campo para reconhecimento das principais províncias geomorfológicas e formações florísticas do estado de São Paulo
•	Aulas de campo para o exame de afloramentos fossilíferos, coleta de dados paleontológicos e a identificação de fósseis no campo.
•	Aulas de campo para reconhecimento da fauna de mata atlântica, rios e lagos comparando o dia e a noite.
•	Aulas teóricas pós campo de botânica, ecologia, zoologia, geologia e confecção de relatórios.


Os créditos-trabalho desta disciplina correspondem a planejamento, execução e avaliação de pesquisa, trabalho de campo, leituras programadas e trabalhos especiais de acordo com a natureza da disciplina.
 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, trabalhos de campo, relatórios e seminários.
Critério
Apresentação de trabalho oralmente, em forma de relatório e apresentação de kit didático
Norma de Recuperação
Conforme Resolução CoG nº 3583/89. A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2 Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação
 
Bibliografia
     
Almeida, F.F.M, & Carneiro, C.D.R. 1998. Origem e evolução da Serra do Mar. Revista Brasileira de Geociências 28:135–150.

Begon, M., Towsend, C.R. & Haper, J.L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4 Ed. Porto Alegre: Artmed.

Buzzi, Z. J. 2005. Entomologia Didática. 4 ª ed. Ed. UFPR.

Costa, C. Ide, S. & Simonka, C. F. 2006. Insetos Imaturos: metamorfose e identificação. Ed. Holos.

Gullan, P.J. & Cranston P.S. 2012. Os insetos: um resumo de entomologia. Ed. Roca.

Gurevitch, J. Scheiner, S.M. & Fox, G.A. 2009. Ecologia Vegetal. 2 ª ed. Ed. Artmed.

Lomolino, M. V., Riddle, B. R. & Brown, J. H. 2006. Biogeography. 3 ª ed. Ed. Sinauer Associates, Inc.

Marques, O.A.V. & Duleba, W. 2004. Estação Ecológica Juréia-Itatins, ambiente físico flora e fauna. Ed. Holos.

Mugnai, R., Nessimian, J.L. & Baptista, D.F. 2010. Manual de identificação de macroinvertebrados aquáticos do estado do Rio de Janeiro. Ed. Technical Books.

Press, F., Siever, R., Grotzinger J & Jordan, T. H. 2006. Para entender a Terra. Ed. Bookman.

Raven, P., Evert, R.F. & Eichhorn, S.E. 2014. Biologia Vegetal. 8ª ed. Ed. Guanabara Koogan.

Teixeira, W., Fairchild,T.R., Toledo, M.C.M. & Taioli, F. 2009. Decifrando a Terra. Ed. Companhia Editora Nacional.

Tonhasca A Jr. 2005. Ecologia e história natural da Mata Atlântica. Ed. Interciência.

Vieira, B.C., Salgado, A.A.R. &  Santos, L.J.C.  (eds.). Landscapes and Landforms of Brazil, Chapter 11, p. 115-134. World Geomorphological Landscapes, Springer Science+Business Media Dordrecht.

Triplehorn, C.A. & Johnson N.F. 2004. Borror and DeLong’s introduction to the study of insects. 7th edition. Ed. Brooks Cole.

Woodward, S.L.  2009. Introduction to biomes. Ed. Greewood Press.
 

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