Estabelecer, com o aluno, estratégias para estudo do meio físico e dos seres vivos, sob a ótica dos diferentes saberes que integram as Ciências da Natureza. Discutir com o aluno estratégias de ensino e aprendizagem envolvendo observação, coleta de materiais do meio biológico e do meio físico, com posterior análise, organização e interpretação dos dados, que possibilitem um estudo do meio. Apresentar a contribuição das diversas áreas do conhecimento numa perspectiva da interdisciplinaridade para o ensino de Ciências Naturais.
Estabelecer conexões entre as técnicas de observação e coleta de materiais geológicos e biológicos, adotadas nas disciplinas de cunho específico, aplicadas interdisciplinarmente ao estudo de meio. Descrever e interpretar processos naturais com base nos levantamentos e coletas de campo da flora, fauna, clima, solo, água, entre outros, e comparar às possíveis referências sobre a área foco do estudo. Analisar e interpretar possíveis interações da ação antrópica sobre o meio e suas conseqüências.
Leitura de mapas geológicos e topográficos; localização a partir do uso do GPS; técnicas de coleta de materiais do meio físico (solo, rochas, sedimentos, água); técnicas de coleta de amostras biológicas (flora, fauna); levantamentos de dados climáticos (umidade relativa do ar, temperatura ambiente, etc.); levantamentos do uso e ocupação antrópica nas áreas de estudo; levantamentos bibliográficos para reflexão e interpretação dos diversos aspectos de interesse social, econômico e ambiental, e as possíveis correlações com os processos naturais do sistema Terra.
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