Possibilitar ao aluno desenvolver a abordagem experimental na Física. Introduzir o futuro professor à instrumentação especifica necessária ao desenvolvimento dos temas em sala de aula, sempre que possível com materiais de baixo custo.
Realização de experimentos de Física (Mecânica, Eletricidade e Óptica), correlacionando com a experiência cotidiana dos alunos.
Sistemas e Instrumentos de Medida; Movimento Circular Uniforme; Movimento em Três Dimensões; Movimento Relativo. Leis de Newton; Momento Linear; Trabalho e Energia; Conservação de Energia; Momento Angular; Torque de uma Força; Segunda Lei de Newton para o movimento de Rotação; Colisões; Gravitação. Rotações; Torque; Momento de Inércia. Oscilações; Estática de Fluidos; Ondas em Fluidos; Temperatura; Teoria Cinética do Gás Ideal; Calor e Primeira Lei da Termodinâmica; Máquinas Térmicas. Eletrostática; Lei de Coulomb; Campo Elétrico e Potencial Elétrico; Capacitância; Corrente Elétrica e Resistência; Circuitos de Corrente Contínua; Campo Magnético; Lei de Ampère; Lei de Faraday; Propriedades Magnéticas da Matéria; Indutância; Circuitos de Corrente Alternada; Óptica Geométrica.
Bibliografia Básica: P. A. TIPLER - "Física". 2a ed. Guanabara Dois Rio, 1985. H. M. NUSSENZVEIG - "Curso de Física Básica". 2a ed. Edgard Blücher/EDUSP S.Paulo, 1981. HALLIDAY - RESNICK - "Fundamentos de Física". L.T.C. Editora S.Paulo, 1991. A. TUFAILE e A. P. B. TUFAILE – “Da Física do Faraó ao Fóton. Percepções, Experimentos e Demonstrações de Física” ed. Livraria da Física, São Paulo , 2013. Bibliografia complementar: "Physics Teacher", "Cadernos catarinenses de ensino de física", "Revista brasileira de ensino de física", "American Journal of Physics".