Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4074 - Conceitos de Óptica Experimental
Concepts of Experimental Optics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Possibilitar ao aluno desenvolver a abordagem experimental dos conceitos de Óptica. Apresentar alguns experimentos básicos em Óptica. Introduzir o futuro professor à instrumentação especifica necessária ao desenvolvimento dos temas em sala de aula, sempre que possível com materiais de baixo custo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
106172 - Alberto Tufaile
 
Programa Resumido
Introdução aos conceitos de Óptica, com a realização de experimentos de Óptica, correlacionando com a experiência cotidiana dos alunos.
 
 
 
Programa
Óptica Geométrica: Óptica de Raios, reflexão e refração da luz. A Óptica do Arco-íris. Teoria Geométrica da Difração, comparação entre raios e ondas luminosas. A óptica do círculo parélico. A luz como onda eletromagnética, polarização da luz e o experimento do efeito Faraday. Instrumentos ópticos, lentes, espelhos, câmara escura, caleidoscópio, telescópio e microscópio. A luz e a matéria, observando os espectros ópticos de átomos com o experimento do espectroscópio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, relatórios e outros trabalhos a critério do docente. Atividades experimentais quantitativas e qualitativas vinculadas à apresentação de relatórios relacionados com estas atividades.
Critério
Provas, relatórios e outros trabalhos a critério do docente
Norma de Recuperação
Provas e atividades de laboratório.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: P. A. TIPLER - "Física". 2a ed. Guanabara Dois Rio, 1985. H. M. NUSSENZVEIG - "Curso de Física Básica". 2a ed. Edgard Blücher/EDUSP S.Paulo, 1981. HALLIDAY - RESNICK - "Fundamentos de Física". L.T.C. Editora S.Paulo, 1991. A. TUFAILE e A.P.B. TUFAILE – “Da Física do Faraó ao Fóton, Percepções, Experimentos e Demonstrações de Física”. 1ª ed. Ed. Livraria da Física, S. Paulo, 2013. E. HECHT – “Óptica”. 2ª ed. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2002. Bibliografia complementar: "Physics Teacher", "Cadernos catarinenses de ensino de física", "Revista brasileira de ensino de física", "American Journal of Physics".
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4074

Clique para consultar o oferecimento para ACH4074

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP