Possibilitar ao aluno desenvolver a abordagem experimental dos conceitos de Óptica. Apresentar alguns experimentos básicos em Óptica. Introduzir o futuro professor à instrumentação especifica necessária ao desenvolvimento dos temas em sala de aula, sempre que possível com materiais de baixo custo.
Introdução aos conceitos de Óptica, com a realização de experimentos de Óptica, correlacionando com a experiência cotidiana dos alunos.
Óptica Geométrica: Óptica de Raios, reflexão e refração da luz. A Óptica do Arco-íris. Teoria Geométrica da Difração, comparação entre raios e ondas luminosas. A óptica do círculo parélico. A luz como onda eletromagnética, polarização da luz e o experimento do efeito Faraday. Instrumentos ópticos, lentes, espelhos, câmara escura, caleidoscópio, telescópio e microscópio. A luz e a matéria, observando os espectros ópticos de átomos com o experimento do espectroscópio.
Bibliografia básica: P. A. TIPLER - "Física". 2a ed. Guanabara Dois Rio, 1985. H. M. NUSSENZVEIG - "Curso de Física Básica". 2a ed. Edgard Blücher/EDUSP S.Paulo, 1981. HALLIDAY - RESNICK - "Fundamentos de Física". L.T.C. Editora S.Paulo, 1991. A. TUFAILE e A.P.B. TUFAILE – “Da Física do Faraó ao Fóton, Percepções, Experimentos e Demonstrações de Física”. 1ª ed. Ed. Livraria da Física, S. Paulo, 2013. E. HECHT – “Óptica”. 2ª ed. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2002. Bibliografia complementar: "Physics Teacher", "Cadernos catarinenses de ensino de física", "Revista brasileira de ensino de física", "American Journal of Physics".