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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4086 - Políticas de Educação Superior no Brasil Décadas 1990 e 2000
Higher-education policy in Brazil, 1990s and 2000s

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2007 Desativação:

Objetivos
1 Conhecer o sistema de educação superior no país.
2 Analisar as políticas de educação superior brasileiras desde a década de 1990.
3 Estudar as mudanças que tem acontecido nesse nível de educação e suas causas.
4 Identificar políticas emergentes na educação superior do país.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3079866 - Gladys Beatriz Barreyro
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objeto estudar as políticas de educação superior implementadas no país desde os anos 1990, que implicaram numa transformação desse nível de educação. As referências à história desse nível de ensino no país pretendem contextualizar a discussão. Também serão analisadas as perspectivas para o futuro.
 
 
 
Programa
Breve histórico da educação superior brasileira. Organização do sistema. Transformações e modelos de universidade Universidades de ensino e de pesquisa. A pós-graduação. 
As reformas da educação superior (primeira, segunda e terceira reforma) A década de 1990 e a agenda “mundializada” da Educação Superior. Diversificação e diferenciação. Ampliação do acesso. Ensino superior privado. Avaliação e regulação: do Provão ao SINAES. Democratização do acesso. Anteprojeto de reforma universitária. Financiamento.
Novos cenários: a internacionalização da educação superior, educação superior à distância, universidade virtual.
Estudos de caso de algumas políticas: Exame Nacional de Cursos, Pro-Uni, Políticas afirmativas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, seminários e um trabalho final escrito.
Critério
Provas e/ou trabalhos.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação superior: estado x mercado. São Paulo: Cortez, 2003.
BARREYRO, Gladys Beatriz & ROTHEN, José Carlos. “SINAES” contraditórios: considerações sobre a elaboração e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Educação & Sociedade. Campinas, Volume 27, n. 96 - Especial. p. 955-977, out. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Censo da Educação Superior. Brasília, 2006. Disponível em .
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. O Prouni no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação & Sociedade. Vol 27. n.96- Especial, p. 979-1000, out. 2006.
CATANI, Afrânio Mendes e OLIVEIRA, João Ferreira de. A reforma da educação superior no Brasil nos anos 90: diretrizes, bases e ações. In: CATANI, A. M e OLIVEIRA, R. P. (Orgs.) Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte-Autêntica, 2000. p. 95-134.
CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã. O Ensino Superior da Colônia à Era de Vargas. Educação Brasileira Ed. RJ, 1980.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação ética e política em função da educação como direito público ou como mercadoria? Educação & Sociedade. Campinas, v. 25, n. 88, p. 703-725, 2004.
HORTALE, Virgínia e GINÉS MORA, José. Tendências das reformas da educação superior na Europa no contexto do processo de Bolonha. Educação & Sociedade. Campinas, v. 25, n. 88, p. 937-960, 2004.
PAULA, Maria de Fátima de. As propostas de democratização do acesso ao ensino superior do governo Lula: reflexões para o debate. Avaliação. V 11, n. 1, mar. 2006. p. 133-147.
RAMA, Claudio. La tercera reforma de la educación superior en América Latina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2006.
ROTHEN, José Carlos. O vestibular do Provão. Avaliação. Campinas, v. 8 n. 1, p. 27-37, 2003.
SAMPAIO, Helena Maria Sant´Ana. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo, Hucitec-FAPESP, 2000.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade no Brasil dos modelos clássicos aos modelos de ocasião? In MOROSINI, Marília.(org.). A Universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: INEP/MEC, 2006.
SILVA JR, João dos Reis e SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da Educação Superior no Brasil - Reformas do Estado e Mudanças na Produção. 2a. ed. Revisada.São Paulo: EDUSF/ Cortez, 2001.
 

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