1 Conhecer o sistema de educação superior no país.2 Analisar as políticas de educação superior brasileiras desde a década de 1990.3 Estudar as mudanças que tem acontecido nesse nível de educação e suas causas.4 Identificar políticas emergentes na educação superior do país.
A disciplina tem como objeto estudar as políticas de educação superior implementadas no país desde os anos 1990, que implicaram numa transformação desse nível de educação. As referências à história desse nível de ensino no país pretendem contextualizar a discussão. Também serão analisadas as perspectivas para o futuro.
Breve histórico da educação superior brasileira. Organização do sistema. Transformações e modelos de universidade Universidades de ensino e de pesquisa. A pós-graduação. As reformas da educação superior (primeira, segunda e terceira reforma) A década de 1990 e a agenda “mundializada” da Educação Superior. Diversificação e diferenciação. Ampliação do acesso. Ensino superior privado. Avaliação e regulação: do Provão ao SINAES. Democratização do acesso. Anteprojeto de reforma universitária. Financiamento. Novos cenários: a internacionalização da educação superior, educação superior à distância, universidade virtual.Estudos de caso de algumas políticas: Exame Nacional de Cursos, Pro-Uni, Políticas afirmativas.
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