O objetivo deste curso é conversar acerca de imagens geográficas (tanto analógicas como aquelas disponibilizadas em sites de acesso livre) em suas várias manifestações escalares com o intuito de pensar sobre qual idéia de realidade estas linguagens ancoram-se e, nesse sentido, promover interlocução com as disciplinas escolares de ciências e geografia.
Realizar práticas educativas com as ditas linguagens geográficas de modo a garantir conversas em torno das disciplinas escolares de ciências e geografia, isto é, quais aproximações são possíveis nesta fronteira de conhecimentos? Para tanto, apresentaremos a especificidade destas linguagens vinculadas, simultaneamente, a discussões teóricas dos campos disciplinares das Ciências da Natureza e da Geografia.
1.As linguagens e a realidade2.Pedagogia das imagens na sociedade contemporânea3.As imagens orbitais 4.Fotografias aéreas (oblíquas e verticais)5.Mapas (em pequena e grande escala)6.As imagens no ensino de Ciências e de Geografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICAAMARAL, Marise Basso. In: COSTA, Marisa Vorraber e VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Estudos Culturais: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: EdUFRGS, 2004.HENRIQUE, Wendel. O direito à natureza na cidade. Salvador: EdUFBA, 2009.CASTILLO, Ricardo. A imagem de satélite: do técnico ao político na construção do conhecimento geográfico. Pro-Posições, Campinas, n.60, p.61-70, set./dez. 2009.CAZETTA, Valéria. O status de realidade das fotografias aéreas verticais no contexto dos estudos geográficos. Pro-Posições, Campinas, n.60, p.71-86, set./dez. 2009.CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pedagogia de imagens. In: DORNELLES, Leni Vieira (Org.). Produzindo pedagogias interculturais na infância. Petrópolis: Vozes, 2007. p.113-145.MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de H. P. Maciel e R. Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque. Uma educação do olho: as imagens na sociedade urbana, industrial e de mercado. Caderno Cedes, n.54, p.28-40. ago. 2001.SILVA, Henrique César da. Lendo imagens na educação científica: construção e realidade. Pro-Posições, Campinas, n.49, p.71-83, jan./abr. 2006.VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’água, 1992.VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares... In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. p.23-38.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARESTRELLA DE DIEGO. Contra el mapa: distúrbios em la geografía colonial de Ocidente. Madrid: Ediciones Siruela, 2008.FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Editora Alínea, 2007.MEYER, Dagmar E. Estermann e SOARES, Rosângela de Fátima. Modos de ver e de se movimentar pelos “caminhos” da pesquisa pós-estruturalista em Educação: o que podemos aprender com – e a partir de – um filme. In: COSTA, Marisa Vorraber e BUJES, Maria Isabel Edelweiss (Org.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.23-44.PASOLINE, Píer Paolo. Gennariello: a linguagem pedagógica das coisas. In: Os jovens infelizes: antologia de ensaios corsários. São Paulo: Brasiliense, 1990. p.125-136SEEMANN, Jörn (Org.). A aventura cartográfica: perspectivas, pesquisa e reflexões sobre a Cartografia Humana. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2005.