Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4096 - Didática
Didactics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL

Refletir sobre aspectos importantes do cotidiano escolar: currículo; cultura escolar, métodos de ensino; avaliação e planejamento das atividades. Relacionar a discussão desses temas à função social da escola e ao contexto histórico e cultural mais amplo no âmbito em que se situa a instituição escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contribuir para a formação geral do professor, proporcionando oportunidades de reflexão sobre os diversos componentes do processo de ensino e aprendizagem das Ciências e, particularmente, da situação didática da aula;
Analisar as especificidades do trabalho docente nas suas dimensões teórica e prática;
Analisar os condicionantes sociais, históricos, culturais e outros, que influenciam o trabalho docente e, particularmente, o trabalho docente nas Ciências da Natureza;
Refletir sobre a situação didática da aula, procurando compreender as relações professor-aluno-conhecimento e buscando diferentes alternativas de atuação docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
Análise e a reflexão crítica sobre o trabalho docente, suas particularidades no caso das Ciências da Natureza e os condicionantes que influenciam e determinam a atuação docente. Estudo da situação didática por excelência: a aula.

A organização do trabalho docente, o planejamento do ensino, a identidade docente, a relação professor-aluno-conhecimento e alguns desafios atuais da Didática.
 
 
 
Programa
Reflexão crítica sobre a Didática e a Didática das Ciências da Natureza. A complexidade da disciplina Didática das Ciências. Campo disciplinar da Didática.
Considerações históricas sobre a busca de um método eficiente para ensinar. A oposição ensino tradicional x ensino renovado: bases históricas, implicações e pesquisas recentes sobre os resultados obtidos com esses e outros métodos de ensino.
A relação pedagógica: professor – aluno – conhecimento: dimensão sócio-construtivista do ensino de ciências. Dimensões culturais, cognitivas, familiares, sociais e afetivas do processo educativo no âmbito escolar.
Socialização e grupos nas aulas de Ciências. Sua influência no processo de ensino e aprendizagem.
Organização do trabalho pedagógico-didático na escola: Teorias do Currículo. Projeto pedagógico, currículo e planejamento de ensino. Níveis de planejamento. O planejamento como forma de organização e de reflexão sobre a situação didática de uma aula. Planejamento de uma aula. Análise crítica de planejamentos de aula.
As modalidades didáticas como formas metodológicas de abordagem das situações didáticas. As modalidades didáticas mais utilizadas no ensino de Ciências.
Os recursos didáticos e seu papel no processo de ensino e aprendizagem das Ciências.
Análise da situação didática a partir dos diferentes conteúdos: conceitos, procedimentos e atitudes. Os conteúdos e os diferentes documentos curriculares. A avaliação da aprendizagem e a avaliação como um processo contínuo de reflexão e retroalimentação da prática educativa.
Alguns desafios atuais e questões críticas da Didática. Fracasso escolar. Disciplina. 
Alguns tópicos de Educação Inclusiva. A legislação sobre a inclusão escolar. Currículo e diversidade.
A complexidade na aprendizagem. A perspectiva da Psicologia Cognitiva.
A natureza do trabalho docente, suas relações com os sistemas de ensino e com a sociedade. A identidade docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos e seminários.
Critério
Elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, bem como de trabalhos escritos, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Consistência nos trabalhos solicitados, com evidências de incorporação dos elementos teórico-metodológicos discutidos na disciplina. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
ARROYO, M. G. Diversidade e Currículo. In: BEAUCHAMP, J. ; PAGEL, S D. ; NASCIMENTO, A. R. Indagações sobre currículo : educandos e educadores : seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. E JORGE, M. Da Educação em Ciência às orientações para o Ensino das Ciências: Um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.

CANDAU, Vera M. (Org.). A didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.

CASTRO, Amélia D. de; CARVALHO, Anna Maria P. de (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira; Thomson Learning, 2001.

COTRIN, Jane Teresinha Domingues. Itinerários da psicologia na educação especial: uma leitura histórico-crítica em Psicologia Escolar. 2010. Tese( Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2010.

ESTRELA, M.T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto, Porto Editora, 1992.

FERNANDES, C. DE OLIVEIRA; FREITAS, L. C. Currículo e avaliação. In: Beauchamp, J., Pagel, S. D. e Nascimento, A R. (Orgs.) Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 44 p.
GOMES, N. L. Diversidade e currículo. In: Beauchamp, J., Pagel, S. D. e Nascimento, A R. (Orgs.) Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

GUIMARÃES, Carlos E. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, n. 18, p. 33-39, 1982.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP. 2004.

LIBÂNEO, José C. Didática. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1997.

MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. In: Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, 1(1), p. 109-131, ago/dez. 2009.

MOREIRA , A F. B. E CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. In: Beauchamp, J., Pagel, S. D. e Nascimento, A R. (Orgs.) Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 48 p.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 35-50.

OLIVEIRA, J. B. A.; CHADWICK, C. Aprender e ensinar. Belo Horizonte: Instituto Alfa e Beto, 2008.

PATTO, M. Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências com relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, jan./mar., n. 13, p. 5-24, 2000.

VEIGA-NETO, Alfredo. A didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, 1996.

VIGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4096

Clique para consultar o oferecimento para ACH4096

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP