Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4097 - O Uso de Imagens no Ensino de Ciências
Use of images in science teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Levar os licenciandos a conhecer e refletir sobre o papel das imagens na construção do conhecimento científico. Apresentar registros históricos que mostram as diversas intersecções entre a arte e a ciência como campos da cultura disponível na sociedade.
Conscientizar os futuros professores sobre a importância de se utilizar imagens e ensinar os alunos a interpretá-las para a promoção da alfabetização científica na Escola Básica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
 
Programa Resumido
As imagens na construção dos conhecimentos científicos. Papel das imagens científicas no ensino de ciências. Uso de imagens artísticas para ensinar ciências.
 
 
 
Programa
1. Histórico da utilização de imagens na construção dos conhecimentos científicos: encontros entre artes e ciências
2. As imagens como textos interpretativos da natureza
3. Alfabetização científica e o papel das imagens nesse contexto
4. As diferentes figuras encontradas nos materiais didáticos
4.1 esquemas
4.2 modelos
4.3 fotografias
4.4 desenhos
5. As imagens artísticas como recursos didáticos para o ensino de Ciências
6. Critérios para a seleção de imagens para ensinar
7. Elaboração de seqüências didáticas com a utilização de imagens
 
 
 
Avaliação
     
Método
Projetos e seminários.
Critério
Provas e/ou trabalhos
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
BRUZZO, C. Biologia: educação e imagens. In: Educação e Sociedade, Campinas, v.25, n. 89, p. 1359-1378, set/dez 2004. Disponível em: http://www.biblvirt.futuro.usp.br/textos/hemeroteca/eds/vol25_n89/eds_25n89_12.pdf. Acesso em: 27/11/2005.
CAMPANARIO, J. M. ¿Qué puede hacer un profesor como tú o un alumno como el tuyo con un libro de texto como éste? Una relación de actividades poco convencionales. In: Enseñanza de las Ciencias, 2001, 19(3).
DELIZOICOV, D.; LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. In: Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 3 N. 1, junho, 2001.
DOMINGUEZ, C. R. C. Desenhos, palavras e borboletas na Educação Infantil: brincadeiras com as idéias no processo de significação sobre os seres vivos. São Paulo: FEUSP, 2006. Tese de doutorado.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
MARCÓK, R. M. S. Ilustrações presentes nos livros didáticos de biologia : meiose e fenótipo - dois conceitos relacionados a herança biológica. São Paulo: FEUSP, 2004. dissertação de mestrado
MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; PICCINI, C. Aprendendo com imagens. In: Ciência e Cultura. Vol. 57 nº 4. São Paulo, out/dez 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n4/a21v57n4.pdf. Consultado em: 23/04/2006.
PERALES PALACIOS, F. J. Uso (y abuso) de la imagen en la enseñanza de las ciencias. In: Enseñanza de las Ciencias, 2006, 24(1), 13-30.
PINAULT, M. The painter as naturalist: from Dürer to Redouté. Paris: Flammarion, 1991.
PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, F. K. M.; COMPIANI, M. Las imágenes geológicas y geocientíficas en libros didácticos de ciencias. In: Enseñanza de las Ciencias, 2006, 24(2), 207-218.
SILVA, H. C. et al – Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. In: Ciência e educação, v.12 n. 12 p.219-233, 2006.
SILVA, P. G. P.; CAVASSAN, O. A influência da imagem estrangeira para o estudo da Botânica no Ensino Fundamental. In: Revista da Abrapec, vol. 5 nº 1 – Jan/abr 2005.
SILVA, R. M.; TRIVELATO, S. L. F. Os livros didáticos de biologia do século XX. In: MARANDINO, M.; AMORIM, A. C.; KAWASAKI, C. S. 7º Encontro Perspectivas Do Ensino De Biologia. Coletânea. São Paulo: FEUSP, 2000.
VANZOLINI, P. E. Episódios da Zoologia Brasílica. São Paulo: Hucitec, 2004.
VYGOTSKY, L.S.La imaginación y el arte em la infância. Madrid: Akal, 2000.

 

Clique para consultar os requisitos para ACH4097

Clique para consultar o oferecimento para ACH4097

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP