Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4097 - O Uso de Imagens no Ensino de Ciências
Use of images in science teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Levar alunos de licenciaturas das áreas científicas (Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia, Geociências etc.) a conhecer e refletir sobre o papel das imagens na construção do conhecimento científico e no ensino de Ciências. Apresentar registros históricos que mostram as diversas intersecções entre a arte e a ciência como campos culturais produzidos socialmente e discutir, particularmente, as imagens como produções culturais importantes na cultura científica escolar.
Conscientizar os futuros professores sobre a importância de analisar as imagens presentes nos materiais didáticos, fazer boas escolhas entre as imagens disponíveis e definir estratégias para utilizar imagens e ensinar os alunos a lê-las e interpretá-las como parte do trabalho de alfabetização científica na Escola Básica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
 
Programa Resumido
As imagens na construção dos conhecimentos científicos. Imagens presentes nos materiais didáticos de ciências. Papel das imagens científicas no ensino de ciências. Uso de imagens artísticas para ensinar ciências. Seleção de imagens didáticas científicas de acordo com os objetivos didáticos. Leitura e interpretação de imagens científicas presentes nos materiais didáticos e de divulgação científica.
 
 
 
Programa
1.	Histórico da utilização de imagens na construção dos conhecimentos científicos: encontros entre artes e ciências
2.	As imagens como textos interpretativos da natureza
3.	Alfabetização científica e o papel das imagens nesse contexto
4.	As diferentes figuras encontradas em materiais didáticos:
     a. esquemas 
     b. modelos 
     c. fotografias 
     d. desenhos
     e. imagens virtuais
5.	Imagens artísticas como recursos didáticos para o ensino de Ciências
6.	Imagens em movimento
7.	Critérios para a seleção de imagens para ensinar
8.	Elaboração de sequências didáticas com a utilização de imagens
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários e produções escritas.
Critério
Apresentações orais e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
Trabalhos.
 
Bibliografia
     
BRUZZO, C. Biologia: educação e imagens. In: Educação e Sociedade, Campinas, v.25, n. 89, p. 1359-1378, set/dez 2004. Disponível em: http://www.biblvirt.futuro.usp.br/textos/hemeroteca/eds/vol25_n89/eds_25n89_12.pdf. Acesso em: 27/11/2005.
CAZETTA, V. Educação visual do espaço e o Google Earth. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escola: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
DELIZOICOV, D.; LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. In: Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 3 N. 1, junho, 2001.
DOMINGUEZ, C. R. C. Desenhos, palavras e borboletas na Educação Infantil: brincadeiras com as ideias no processo de significação sobre os seres vivos. São Paulo: FEUSP, 2006. Tese de doutorado.
MARCÓK, R. M. S. Ilustrações presentes nos livros didáticos de biologia : meiose e fenótipo - dois conceitos relacionados a herança biológica. São Paulo: FEUSP, 2004. dissertação de mestrado
MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; PICCINI, C. Aprendendo com imagens. In: Ciência e Cultura. Vol. 57 nº 4. São Paulo, out/dez 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n4/a21v57n4.pdf. Consultado em: 23/04/2006.
PERALES PALACIOS, F. J. Uso (y abuso) de la imagen en la enseñanza de las ciencias. In: Enseñanza de las Ciencias, 2006, 24(1), 13-30.
PINAULT, M. The painter as naturalist: from Dürer to Redouté. Paris: Flammarion, 1991.
PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, F. K. M.; COMPIANI, M. Las imágenes geológicas y geocientíficas en libros didácticos de ciencias. In: Enseñanza de las Ciencias, 2006, 24(2), 207-218.
SILVA, H. C. et al – Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. In: Ciência e educação, v.12 n. 12 p.219-233, 2006.
FANARO, M. A.; OTERO, M. R; GRECA, I. M. Las imágenes en los materiales educativos: las ideas de los profesores. In: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 4, n. 2, 2005. 
FERNANDES, H. L.; AMÂNCIO-PEREIRA, F. Imagens, ensino de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação. In: Atas do VII ENPEC – ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Florianópolis, 2009. 
HECK, C. M.; HERMEL, E. E. S. A célula em imagens: uma análise dos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia/XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas. Maio, 2013. 
KLEIN, T. A. S.; LABURÚ, C. E. Imagem e ensino de Ciências: análise de representações visuais sobre DNA e biotecnologia segundo a retórica da conotação. In: Atas do VII ENPEC – ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Florianópolis, 2009. 
LÓPEZ-MANJÓN, A.; POSTIGO, Y. Análisis de las imágenes del cuerpo humano en libros de texto españoles de primaria. In: Enseñanza de las ciências, n. 32.3: 551-570, 2014.
REGO, S. C. R. Representação da realidade e imagens no ensino de Física. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Campinas, 2011. http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0659-1.html
SILVA, H. C. Lendo imagens na educação científica: construção e realidade.  In: Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49), jan./abr, 2006.
SILVA, H. C.; COLARES FILHO, J. L. Imagens interativas no ensino de Física: construção e realidade. In: Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. Jaboticatubas, MG: Sociedade Brasileira de Física, 2004. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/atas/comunicacoes/co71-3.pdf
SILVA, P. G. P.; CAVASSAN, O. A influência da imagem estrangeira para o estudo da Botânica no Ensino Fundamental. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 5 nº 1 – Jan/abr 2005.
SILVA, R. M.; TRIVELATO, S. L. F. Os livros didáticos de biologia do século XX. In: MARANDINO, M.; AMORIM, A. C.; KAWASAKI, C. S. 7º Encontro Perspectivas Do Ensino De Biologia. Coletânea. São Paulo: FEUSP, 2000.
VANZOLINI, P. E. Episódios da Zoologia Brasílica. São Paulo: Hucitec, 2004.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criatividade na infância.São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
SOUZA, L. H. P. Imagens científicas e ensino de ciências: uma experiência docente de construção de representação simbólica a partir do referente real. In: Cadernos CEDES, vol. 34, n. 92. Campinas, jan/abr, 2014.
VALENTE, T. S. Entendeu, ou quer que eu desenhe? In: Educar em revista, v. 23,n.30, 2007. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381/7927
ZIMMERMANN, E.; EVANGELISTA, P. C. Q. Leitura e interpretação de imagens de Física no Ensino Fundamental. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. Jaboticatubas, MG: Sociedade Brasileira de Física, 2004. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/atas/posteres/po12-01.pdf
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4097

Clique para consultar o oferecimento para ACH4097

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP