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Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4098 - Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais
Inclusive Education and Brazilian Sign Language (Libras)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
• Refletir sobre a Educação Inclusiva e seus desdobramentos em termos de desenvolvimento do currículo no ensino das Ciências da Natureza;
• Problematizar os conceitos de diferência, deficiência e normalidade, por meio de uma visão que aceite as diferenças e as valorize em contextos de ensino;
• Compreender a educação de surdos, a partir da perspectiva histórico-cultural, levando em consideração a especificidade linguística deste aluno;
• Estudar a língua brasileira de sinais (Libras), para oferecer aos futuros professores possibilidades educacionais com alunos surdos usuários desta língua.

 
 
 
Programa Resumido
- Educação Especial: origens históricas e ressignificação do termo ao longo dos tempos.
Educação Inclusiva: movimentos da Educação para Todos e antecedentes em nível internacional. Educação Inclusiva e currículo.
- Educação de surdos: contexto histórico e político. Implicações para o ensino de Ciências.
- Estudo prático da Libras.

 
 
 
Programa
Princípios, conceitos e concepções do campo da educação especial. 
Legislação, políticas educacionais,  recomendações e declarações internacionais que disciplinam e orientam a educação especial brasileira. Educação Inclusiva: origens do termo. Movimento da Educação para Todos. Educação Inclusiva e o currículo de Ciências: implicações para a prática docente.
Contextualização histórica e política da Educação de surdos.  Educação de surdos e currículo: análise de situações de ensino.
Libras contexto histórico e legislação. Ensino prático da Libras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos e seminários que poderão incluir o desenvolvimento de propostas de ensino de Ciências e de recursos didáticos orientados para alunos com diferentes deficiências, especialmente alunos surdos.
Critério
Elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, bem como de trabalhos escritos, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Consistência nos trabalhos solicitados, com evidências de incorporação dos elementos teórico-metodológicos e práticos discutidos na disciplina. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. de (Orgs). 2 ed. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Editora Medição, 2011.
BLANCO, R. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In: COLL, C.; CAMARGO, E. P.  Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora da UNESP, 2012. 276p.
DÍAZ, F.; BORDAS, M.; GALVÃO, N.; MIRANDA, T. (Orgs.) Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009. 354p.
MARCHESI, A.; PALACIOS, J. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. v. 3. Porto Alegre: Artmed. 2004.
FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2012.
GAVILAN, P. O trabalho cooperativo: uma alternativa eficaz para atender à diversidade. In: ALCÚDIA, R. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GÓES, M. C. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados 2002.
MAZZOTTA, M. J. da S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n.º 33, set. / dez. 2006.
MOYSÉS, M. A. Institucionalização Invisível: crianças que não aprendem na escola. São Paulo: Mercado da Letras, 2001.
LACERDA, C.B. de F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES. Campinas, v. 19, n. 46. p. 68-80, set.1998.
LACERDA, C.B.F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, p.163-184, maio/ago., 2006.
LODI, A.C.B. Plurilinguísmo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 409-424, set./dez. 2005.
LODI, A.C.B. Educação bilíngue para surdos e inclusão na política de educação especial e no Decreto 5.626/05. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013.
PEREIRA, M.C. et al. Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson, 2011.
TORRES GONZÁLEZ, J. A. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
VEIGA-NETO, A. Incluir para excluir. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Legislação brasileira sobre educação especial.
Declarações internacionais sobre direito à educação.
 
 

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