• Refletir sobre a Educação Inclusiva e seus desdobramentos em termos de desenvolvimento do currículo no ensino das Ciências da Natureza; • Problematizar os conceitos de diferência, deficiência e normalidade, por meio de uma visão que aceite as diferenças e as valorize em contextos de ensino; • Compreender a educação de surdos, a partir da perspectiva histórico-cultural, levando em consideração a especificidade linguística deste aluno; • Estudar a língua brasileira de sinais (Libras), para oferecer aos futuros professores possibilidades educacionais com alunos surdos usuários desta língua.
- Educação Especial: origens históricas e ressignificação do termo ao longo dos tempos. Educação Inclusiva: movimentos da Educação para Todos e antecedentes em nível internacional. Educação Inclusiva e currículo. - Educação de surdos: contexto histórico e político. Implicações para o ensino de Ciências. - Estudo prático da Libras.
Princípios, conceitos e concepções do campo da educação especial. Legislação, políticas educacionais, recomendações e declarações internacionais que disciplinam e orientam a educação especial brasileira. Educação Inclusiva: origens do termo. Movimento da Educação para Todos. Educação Inclusiva e o currículo de Ciências: implicações para a prática docente. Contextualização histórica e política da Educação de surdos. Educação de surdos e currículo: análise de situações de ensino. Libras contexto histórico e legislação. Ensino prático da Libras.
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