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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4105 - História da Escola no Brasil
History of school in Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Esta disciplina pretende propiciar aos alunos a compreensão da história da escola moderna como processo de consolidação, ao longo dos séculos XIX e XX, de uma determinada forma escolar. Com esse intuito serão estudadas as principais referências teóricas sobre a história da escolarização, marcadamente a partir da Europa. Pretende-se levar os alunos a perceber como essa forma escolar vai sendo apropriada pelos discursos sobre a escola que circularam no Brasil e como esses discursos acabam por conformar determinadas práticas de escolarização. Terão destaque as principais abordagens e pesquisas contemporâneas brasileiras desenvolvidas na área da História da Educação sobre a temática da tratada. 
 
 
 
Programa Resumido
Sócio-história da forma escolar. Surgimento da escola moderna (Europa). Escola brasileira no século XIX. A escola no projeto republicano. Democratização do acesso à escola no Brasil.
 
 
 
Programa
1 - Introdução à historiografia da educação brasileira
2 - Abordagem sócio-histórica e forma escolar
3 - Escola moderna na Europa: projeto civilizatório, instituição disciplinar, formação do Estado-nação, invenção da infância
4 - Implantação da escola no Brasil (século XIX): a instrução pública no projeto das elites, métodos de ensino, organização do tempo, obrigatoriedade e alunado, Escola Normal e feminização do magistério
5 - A escola no projeto republicano: consolidação da República, implantação da escola seriada, discursos educacionais nas décadas de 1920 e 1930
6 - Democratização do acesso: reformas educacionais, demanda popular por escolarização, as Leis Orgânicas e a LDB de 1961.

 
 
 
Avaliação
     
Método
- discussões de textos, estudos dirigidos, seminários e trabalho de pesquisa
Critério
leitura dos textos, participação nas aulas e seminários, realização de trabalho escrito a partir de pesquisa histórica

Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. Lisboa: Edições 70, 2005. 
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
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CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
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ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro : Zahar, 1990.
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FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2004.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
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LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.4, p.110-116, 1991.
PETITAT, André. Produção da escola/ produção da sociedade: análise sócio - histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto alegre: Artes Médicas, 1994.
Souza, Rosa Fátima de. Templos de civilização: um estudo sobre a implantação dos grupos escolares no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora da UNESP, 1998.
SPOSITO, Marília Pontes. A ilusão fecunda: a luta por educação nos movimentos populares. São Paulo: Editora Hucitec/Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, n.6, p.68-96, 1992.
 

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