Esta disciplina pretende propiciar aos alunos a compreensão da história da escola moderna como processo de consolidação, ao longo dos séculos XIX e XX, de uma determinada forma escolar. Com esse intuito serão estudadas as principais referências teóricas sobre a história da escolarização, marcadamente a partir da Europa. Pretende-se levar os alunos a perceber como essa forma escolar vai sendo apropriada pelos discursos sobre a escola que circularam no Brasil e como esses discursos acabam por conformar determinadas práticas de escolarização. Terão destaque as principais abordagens e pesquisas contemporâneas brasileiras desenvolvidas na área da História da Educação sobre a temática da tratada.
Sócio-história da forma escolar. Surgimento da escola moderna (Europa). Escola brasileira no século XIX. A escola no projeto republicano. Democratização do acesso à escola no Brasil.
1 - Introdução à historiografia da educação brasileira2 - Abordagem sócio-histórica e forma escolar3 - Escola moderna na Europa: projeto civilizatório, instituição disciplinar, formação do Estado-nação, invenção da infância4 - Implantação da escola no Brasil (século XIX): a instrução pública no projeto das elites, métodos de ensino, organização do tempo, obrigatoriedade e alunado, Escola Normal e feminização do magistério5 - A escola no projeto republicano: consolidação da República, implantação da escola seriada, discursos educacionais nas décadas de 1920 e 19306 - Democratização do acesso: reformas educacionais, demanda popular por escolarização, as Leis Orgânicas e a LDB de 1961.
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