Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4123 - Mapas Conceituais no Planejamento do Ensino
Concept Maps in Teaching Planning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos a oportunidade de discutir e refletir sobre: • A importância do planejamento do ensino para atingir os objetivos educacionais do Ensino de Ciências, considerando as especificidades de diferentes contextos escolares. • O uso de mapas conceituais para a representação dos conhecimentos a serem trabalhados pelo professor, rompendo com as lógicas estabelecidas pelos livros didáticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1606310 - Paulo Rogério Miranda Correia
 
Programa Resumido
O processo de ensino e aprendizagem, suas variáveis e seus domínios. As disciplinas e sua localização no currículo. O uso dos mapas conceituais para representar e compartilhar os conhecimentos a serem trabalhados pelo professor. A identificação dos conceitos portais e conhecimentos problemáticos como potenciais obstáculos de aprendizagem. A seleção de materiais, atividades e procedimentos de avaliação.
 
 
 
Programa
1. As relações entre o ensinar e o aprender. 2. As variáveis cognitivas, afetivas e socioeconômicas que afetam o processo de aprendizagem. Os domínios da aprendizagem: informação verbal; habilidades intelectuais; estratégias cognitivas; atitudes e valores. 3. A estrutura das disciplinas e a sua localização no currículo. As diferenças entre o plano de curso e o plano de aula. A identificação de conteúdos relevantes para a consecução dos objetivos educacionais. O uso dos mapas conceituais para representar e compartilhar os conhecimentos a serem trabalhados pelo professor. A identificação de conceitos portais e conhecimentos problemáticos como potenciais obstáculos de aprendizagem. 4. A seleção de materiais e atividades que podem ser desenvolvidas. Procedimentos de avaliação para verificar os resultados do ensino, a partir da aprendizagem dos alunos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de mapas conceituais, leituras semanais, desenvolvimento de projeto e seminários.
Critério
Elaboração de mapas conceituais, leituras semanais, desenvolvimento de projeto e seminários.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica Oliveira, J.B.A. e Chadwick, C. Aprender e Ensinar. 7ª Ed. Belo Horizonte: Alfa Educativa, 2006. Cordeiro, J. Didática. 2ª Ed. São Paulo: Editora Contexto, 2019. Correia, P.R.M. et al. Nova abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais: em busca da interdisciplinaridade no Ensino Superior. Ciência & Educação, 20(2), 467-479. Kinchin, I.M. Visualising knowledge structures in biology: discipline, curriculum and student understanding. Journal of Biological Education, 45(4), 183-189. Castro, A.D. e Carvalho, A.M.P. Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Thomson, 2001. Bibliografia complementar Meyer, J.H.F. e Land, R. Overcoming Barriers to Student Understanding: Threshold concepts and troublesome knowledge. Londres: Routledge, 2012. Kinchin, I.M. Solving Cordelia's Dilemma: threshold concepts within a punctuated model of learning. Journal of Biological Education, 44(2), 53-57. Saroyan, A. e Amundsen, C. Rethinking Teaching in Higher Education: From Course Design Workshop to a Framework for Faculty Development. Virginia: Stylus Publishing, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4123

Clique para consultar o oferecimento para ACH4123

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP