Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4125 - Ciências Naturais na Educação Infantil
Natural Science in Early Childhood Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Promover reflexões acerca das possíveis abordagens de assuntos científicos com crianças de Educação Infantil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
 
Programa Resumido
Espera-se, por meio desta disciplina, levar os alunos de graduação a discutir concepções de criança e sua influência na organização de instituições de atendimento à infância, refletir acerca do direito das crianças ao acesso à cultura científica produzida socialmente e participar de experiências de aprendizagem de ciências que levem à compreensão dos processos de aprendizagem vivenciados pelas crianças. Além disto, pretende-se que os graduandos planejem e apliquem atividades, sequências e projetos didáticos para o público de Educação Infantil.
 
 
 
Programa
1. Concepções de infância e cultura infantis 2. Direitos das crianças às produções culturais socialmente produzidas 3. Os conhecimentos científicos nas propostas curriculares de Educação Infantil 4. Práticas científicas como possibilidades de acesso à cultura científica 5. Atividades investigativas como estratégias de aproximação entre crianças e culturas científicas 6. Observações diretas e indiretas de fenômenos naturais como fontes de informação 7. Atividades exploratórias 8. Organização de atividades experimentais para o público infantil 9. Papel dos registros de observações na formação científica das crianças pequenas 10. Diferentes gêneros textuais como ferramentas didáticas na formação científica de crianças pequenas (textos informativos x textos literários) 11. Leituras de imagens na alfabetização científica de crianças de Educação Infantil 12. Diferentes linguagens expressivas e pensamento infantil
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de recursos didáticos e planejamentos de intervenções didáticas para o público infantil; apresentação de seminários; participação nas aulas e discussões.
Critério
Trabalho de pesquisa sobre os temas abordados.
Norma de Recuperação
Trabalho de pesquisa sobre os temas abordados.
 
Bibliografia
     
• DELGADO, A.C.C. “Sociologia da infância: pesquisa com crianças”, in Educação e Sociedade, Campinas, volume 26, no. 91, p.p. 351-360, maio-agosto de 2005 • DOMINGUEZ, C.R.C. “Crianças e Ciências Naturais: abordagens possíveis para a Educação Infantil”, in MARTINEZ, S.A. “A criança e o ensino de ciências: pesquisas, reflexões e experiências”, Campos de Goytacazes, RJ, EdUENF, 2014, p.p. 21-45 • DOMINGUEZ, C.R.C. “Quando professoras de Educação Infantil brincam com as ideias para aprender a ensinar ciências”, in BARZANO, M.A.L., FERNANDES, J.A.B., & FONSECA, L.C.S. (Org.). Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. 1a. Ed., Goiânia, Índice Editora, 2014, volume 1, p.p. 103-116 • DOMINGUEZ, C.R.C., TRIVELAGTO, S.F. “Ciências na Educação Infantil: desenhos e palavras no processo de significação sobre seres vivos”, in Ensenanza de las Ciencias, volume extra, p.p. 3236-3248, 2009 • DOMINGUEZ, C.R.C., TRIVELATO, S.F. “Drawing, words and butterflies in childhood education: playing with ideas in the process of signification of living beings, in Revista de Educación de las Ciencias, volume 14, p.p. 88-91, 2013. • DOMINGUEZ, C.R.C., TRIVELATO, S. L. F. Crianças pequenas no processo de significação sobre borboletas: como utilizam as linguagens?. In: Ciência & Educação, v. 20, p. 687-702, 2014. • DOMINGUEZ, C. R. C. Rodas de ciências na educação infantil: um aprendizado lúdico e prazeroso. São Paulo: FEUSP, 2001. Dissertação de mestrado. • DOMINGUEZ, C. R. C Desenhos, palavras e borboletas na educação infantil: brincadeiras com as ideias no processo de significação sobre os seres vivos. São Paulo, FEUSP, 2006. Tese de doutorado. • FERREIRA, S. Imaginação e linguagem no desenho da criança. São Paulo: Papirus, 1998. • PEREIRA, L. P. ; SALOMÃO, S. R.; LOURO, D. T. F. . O ensino de ciências na Educação Infantil: Aprendendo com a bolsa amarela. In: SELLES, S. E.; CASSAB, M. (Org.). Currículo Docência e Cultura. 1ed.: , 2012, v. , p. 285-300. • SALOMÃO, S. R. Quando o dilema vira poema: reflexões sobre linguagem, literatura e ensino de Ciências na Educação Infantil. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – VIII ENPEC. Campinas, SP, dez, 2011 • SALOMÃO, S. R. Significados para o trabalho com biologia na educação infantil e nas séries iniciais: uma reflexão pelo fio da linguagem. In: BARZANO, M. A. L.; FERNANDES, J. A. B.; FONSECA, L. C. S.; SHUVARTZ, M.. (Org.). Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. 1ed.Goiania: Índice, 2014. • GOULART, M.I.M. Conhecimento do mundo natural e social: desafios para a educação infantil. In: Revista Criança. Brasília, n. 39, abr 2005. • GOULART, M.I.M.; GOMES, M. F. C. A construção de conceitos em ciências naturais na interação em sala de aula. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Campinas, 2000. • SALOMÃO, S. R. ; AMARAL, M. B. ; SOARES, K. D. A . Ciências na Educação Infantil e séries iniciais: experiências de brincar e aprender. In: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6023, 2014. • SALOMÃO, S. R.; PEREIRA, L. P. . O dilema do bicho pau e algumas reflexões sobre o ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais. In: A criança e o ensino de ciências: pesquisas, reflexões e experiências. Campos de Goytacazes: RJ: EdUENF, 2014., p. 46-72. • SALOMÃO, S. R.; SOARES, K. D. A ; PEREIRA, L. P. ; LOPES, E. M. . Ensino de Ciências na Educação Infantil e séries iniciais: as histórias nos ajudam a saber. In: AYRES, A.C.M.; CASSAB, M.; TAVARES, D. L.. (Org.). Ao Longo de toda a vida: conhecer, inventar e compreender o mundo. 1ed.Curitiba: Prismas, 2014, v. , p. 207-. • SCARPA, D. L.; TRIVELATO, S. L. F. Aula de ciências sob um olhar Vygotskyano e Bakhtiniano: “será que golfinho e baleia é peixe?”. In: ATAS do III ENPEC – III ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Atibaia: ABRAPEC, 2001. • SILVA, A. P. R.; PANIAGUA, S. K. A.; MACHADO, M. A. D. O ensino de ciências que emerge das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP, nov., 2013. • SILVA, M. C. S. A constituição social do desenho da criança. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. • SOARES, K. D. A. Entre traços e cores: descobrindo as impressões e concepções de crianças sobre os animais. In: Revista da SBENBIO/Associação Brasileira de Ensino de Biologia. - v. 7, p. 4449-4455. Niterói, RJ: SBEnBio, 2014. • SOUZA, C. R.; FAGIONATO-RUFFINO, S.; PIERSON, A. H.C. As culturas infantis e a cultura científica: um possível diálogo. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP, nov., 2013. • VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003. • VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998. • VYGOTSKY, L.S. La imaginación y el arte em la infância. Madrid: Akal, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4125

Clique para consultar o oferecimento para ACH4125

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP