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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4125 - Ciências Naturais na Educação Infantil
Natural Science in Early Childhood Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
• Promover reflexões acerca das possíveis abordagens de assuntos científicos com crianças de Educação Infantil
• A partir de discussões sobre as formas de abordagem e desenvolvimento dos currículos de Educação Infantil, contribuir com a formação dos alunos das licenciaturas em áreas científicas (Ciências da Natureza, Biologia, Química, Física e Geociências) e alunos do curso de Pedagogia no sentido de ampliar suas reflexões sobre modos de ensinar Ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
 
Programa Resumido
Espera-se, por meio desta disciplina, levar os alunos dos cursos de licenciatura a discutir concepções de criança e sua influência na organização de instituições de atendimento à infância. Além disto, propõe-se aos alunos refletir acerca do direito das crianças ao acesso à cultura científica produzida socialmente e participar de experiência de ensino-aprendizagem de ciências que levem à compreensão dos processos de aprendizagem vivenciados pelas crianças. Pretende-se, ainda, que os graduandos planejem e apliquem atividades, sequências didáticas e projetos didáticos para o público de Educação Infantil, seja no âmbito do ensino formal ou da educação não-formal. 
 
 
 
Programa
1. Concepções de infância e cultura infantis 2. Direitos das crianças às produções culturais socialmente produzidas 3. Os conhecimentos científicos nas propostas curriculares de Educação Infantil 4. Práticas científicas como possibilidades de acesso à cultura científica 5. Atividades investigativas como estratégias de aproximação entre crianças e culturas científicas 6. Observações diretas e indiretas de fenômenos naturais como fontes de informação 7. Atividades exploratórias 8. Organização de atividades experimentais para o público infantil 9. Papel dos registros de observações na formação científica das crianças pequenas 10. Diferentes gêneros textuais como ferramentas didáticas na formação científica de crianças pequenas (textos informativos x textos literários) 11. Leituras de imagens na alfabetização científica de crianças de Educação Infantil 12. Diferentes linguagens expressivas e pensamento infantil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de recursos didáticos e planejamentos de intervenções didáticas para o público infantil, apresentação de seminários, participação nas aulas, discussões e atividades virtuais.
Critério
Trabalho e pesquisa sobre os temas abordados. Participação nas atividades do curso.
Norma de Recuperação
Trabalho e pesquisa sobre os temas abordados.
 
Bibliografia
     
DELGADO, A.C.C. “Sociologia da infância: pesquisa com crianças”, in Educação e Sociedade, Campinas, volume 26, no. 91, p.p. 351-360, maio-agosto de 2005 
DOMINGUEZ, C.R.C. “Crianças e Ciências Naturais: abordagens possíveis para a Educação Infantil”, in MARTINEZ, S.A. “A criança e o ensino de ciências: pesquisas, reflexões e experiências”, Campos de Goytacazes, RJ, EdUENF, 2014, p.p. 21-45 
DOMINGUEZ, C.R.C. “Quando professoras de Educação Infantil brincam com as ideias para aprender a ensinar ciências”, in BARZANO, M.A.L., FERNANDES, J.A.B., & FONSECA, L.C.S. (Org.). Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. 1a. Ed., Goiânia, Índice Editora, 2014, volume 1, p.p. 103-116  
DOMINGUEZ, C.R.C., TRIVELAGTO, S.F. “Ciências na Educação Infantil: desenhos e palavras no processo de significação sobre seres vivos”, in Ensenanza de las Ciencias, volume extra, p.p. 3236-3248, 2009  
DOMINGUEZ, C.R.C., TRIVELATO, S.F. “Drawing, words and butterflies in childhood education: playing with ideas in the process of signification of living beings, in Revista de Educación de las Ciencias, volume 14, p.p. 88-91, 2013. 
DOMINGUEZ, C.R.C., TRIVELATO, S. L. F. Crianças pequenas no processo de significação sobre borboletas: como utilizam as linguagens?. In: Ciência & Educação, v. 20, p. 687-702, 2014. • DOMINGUEZ, C. R. C. Rodas de ciências na educação infantil: um aprendizado lúdico e prazeroso. São Paulo: FEUSP, 2001. Dissertação de mestrado. 
DOMINGUEZ, C. R. C Desenhos, palavras e borboletas na educação infantil: brincadeiras com as ideias no processo de significação sobre os seres vivos. São Paulo, FEUSP, 2006. Tese de doutorado. • FERREIRA, S. Imaginação e linguagem no desenho da criança. São Paulo: Papirus, 1998. 
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SALOMÃO, S. R. Quando o dilema vira poema: reflexões sobre linguagem, literatura e ensino de Ciências na Educação Infantil. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – VIII ENPEC. Campinas, SP, dez, 2011 
SALOMÃO, S. R. Significados para o trabalho com biologia na educação infantil e nas séries iniciais: uma reflexão pelo fio da linguagem. In: BARZANO, M. A. L.; FERNANDES, J. A. B.; FONSECA, L. C. S.; SHUVARTZ, M.. (Org.). Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. 1ed.Goiania: Índice, 2014. 
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GOULART, M.I.M.; GOMES, M. F. C. A construção de conceitos em ciências naturais na interação em sala de aula. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Campinas, 2000. 
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SALOMÃO, S. R.; PEREIRA, L. P. . O dilema do bicho pau e algumas reflexões sobre o ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais. In: A criança e o ensino de ciências: pesquisas, reflexões e experiências. Campos de Goytacazes: RJ: EdUENF, 2014., p. 46-72. 
SALOMÃO, S. R.; SOARES, K. D. A ; PEREIRA, L. P. ; LOPES, E. M. . Ensino de Ciências na Educação Infantil e séries iniciais: as histórias nos ajudam a saber. In: AYRES, A.C.M.; CASSAB, M.; TAVARES, D. L.. (Org.). Ao Longo de toda a vida: conhecer, inventar e compreender o mundo. 1ed.Curitiba: Prismas, 2014, v. , p. 207-. 
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SOUZA, C. R.; FAGIONATO-RUFFINO, S.; PIERSON, A. H.C. As culturas infantis e a cultura científica: um possível diálogo. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP, nov., 2013. 
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
 

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