Objetivos gerais Conhecer a escola como instituição educativa e produtora de culturas. Objetivos específicos Estudar aspectos culturais escolares mediados por tempos e espaços escolares. Analisar as dimensões da função pedagógica da escola: administrativa, organizacional, comunitária e didática; aplicar métodos de pesquisa para a compreensão das especificidades da instituição escolar.
A história institucional e o contexto escolar. A cultura escolar e suas especifificidades locais. As normativas na organização escolar. Constituição de espaços e tempos escolares. Alguns procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa educacional.
1 - A história institucional: histórico da unidade escolar e suas relações com a comunidade escolar; 2 - A cultura escolar e suas especificidades locais: 2.1 - Constituição de espaços e tempos escolares como forma de isolamento e de disciplina das práticas institucionais. 2.2 - Continuidades e mudanças nas culturas escolares: semelhanças e diferenças entre os espaços e tempos de diversas escolas. 2.3 - As normativas na organização escolar: normas formais e não formais; relações com as várias instâncias do sistema gestor na esfera pública; 2.4 - A cultura institucional local: representações locais sobre os participantes do processo educativo e sobre suas atividades na escola; 3 - Alguns procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa educacional: coleta de dados; a documentação e os arquivos escolares; a observação - tipos; o registro – diário de campo e registro de imagens; a entrevista – tipos; 4 - Elaborar levantamento dos projetos realizados na escola e das possibilidades de colaboração nesses projetos.
Bibliografia básica: BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: introdução à teoria e aos métodos. Porto: Ed. Porto, 1994. DOMINGUEZ, C. R. C. ; VIVIANI, L. M. ; CAZETTA, V. ; GURIDI, V. M. ; FAHT, E. C. ; PIOKER-HARA, F. ; BONARDO, J. C. Olhares inventados: as produções dos estagiários para além do relatório. In: GURIDI, V. M.; Pioker-Hara, F. C. (Orgs.). Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. Campinas: Álínea, 2013, v. 1, p. 61-79. FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. BOJUNGA, L. Feito à mão. 2ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000. LARROSA, J. Pedagogia Profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. SILVA, V. L. G.; PETRY, M. G. Objetos da escola. Florianópolis: Ed. Insular, 2012. VIDAL, D. G. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem Fonteiras, v. 9, n.1, p. 25-41. Bilbliografia complementar: BALL, S. La micropolítica de la escuela. Hacia una teoría de la organización escolar. Barcelona: Ed. Paidós, 1989. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pequisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 83-112. PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: TA Queiroz, 1996. VIDAL, D. G. Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas, SP: Autores Associados, 2005. VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. Os tempos e espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. In: As lentes da história. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. WOLFF, Silvia Ferreira Santos. Escolas para a República. Os primeiros passos da arquitetura das escolas públicas paulistas. São Paulo: EDUSP, 2010.