Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4127 - Orientação de Estágios Obrigatórios 2
Teaching practice supervision 2

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 130 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Objetivo Geral Observar a sala de aula como espaço privilegiado de ensino-aprendizagem, analisando os diferentes elementos que determinam ou condicionam a relação pedagógica. Objetivos Específicos Observar a sala de aula como espaço central onde se passam as atividades de ensino-aprendizado e no qual se estabelece a relação pedagógica. Analisar diferentes modalidades de aula, formas de interação professor-classe e modos de relacionamento entre os alunos. Colaborar em atividades pedagógicas nas escolas-campo. Analisar as relações entre a identidade docente e a gestão de sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
864112 - Luciana Maria Viviani
5981856 - Valéria Cazetta
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
A sala de aula. A relação pedagógica. As relações entre os alunos. A organização do espaço e a distribuição dos indivíduos. O controle do tempo e as seqüências de atividades. A disciplina e as formas de participação dos alunos. A identidade docente.
 
 
 
Programa
1 – Discussão sobre o sentido da entrada do estágiário em sala de aula, espaço central onde se realizam as atividades de ensino-aprendizado. Discussão sobre a forma de registro das observações realizadas no estágio. 2 – A relação pedagógica: diferentes formas de interação entre o professor e a classe, dificuldades na relação pedagógica, alternativas. A identidade docente como determinante da relação pedagógica. 3 – As relações entre os alunos durante as aulas: como ocorrem, como o professor procura governá-las. 4 - A organização do espaço: efeitos da distribuição dos indivíduos no desenvolvimento das atividades e no controle dos comportamentos. O controle do tempo e as seqüências de atividades no decorrer da aula. 5 – A disciplina escolar e as formas de participação dos alunos: imposição e cumprimento de regras, sanções. 6 – Os recursos didáticos e a gestão da sala de aula.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de tarefas decorrentes das observações realizadas nas escolas-campo. Colaboração em atividades pedagógicas nas escolas-campo. Elaboração de recursos didáticos destinados a grupos de alunos das escolas-campo. Elaboração de narrativa audiovisual ou textual (a critério do docente) sobre a experiência de estágio.
Critério
Reflexão crítica sobre os elementos de gestão de sala de aula e relação com as discussões veiculadas nas aulas da disciplina. Coerência e criatividade na proposição de recursos didáticos orientados a públicos específicos. Capacidade de retratar as vivências do estágio em uma narrativa audiovisual ou textual, com um roteiro original.
Norma de Recuperação
Elaboração de trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica BARREIRO, I. M. de F. e Gebran, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Campinas: Avercamp Ed., 2007. CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2014 (Coleção Ideias em Ação). DOMINGUEZ, C. R. C. ; VIVIANI, L. M. ; CAZETTA, V. ; GURIDI, V. M. ; FAHT, E. C. ; PIOKER-HARA, F. ; BONARDO, J. C. Olhares inventados: as produções dos estagiários para além do relatório. In: Verónica Marcela Guridi; Fabiana Curtopassi Pioker-Hara. (Org.). Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. 1ed.Campinas: Álínea, 2013, v. 1, p. 61-79. DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. In Revista Brasileira de Educação, n. 5-6, Mai/Jun/Jul/Ago; Set/Out/Nov/Dez, 1997. NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. In Revista da Faculdade de Educação, v. 21, n.2, p. 119-137, jul/dez, 1995. Bibliografia Complementar BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221. LARROSA, Jorge. Experiência e paixão. In: _______. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 151 a 165. MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4127

Clique para consultar o oferecimento para ACH4127

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP