Objetivo Geral Observar a sala de aula como espaço privilegiado de ensino-aprendizagem, analisando os diferentes elementos que determinam ou condicionam a relação pedagógica. Objetivos Específicos Observar a sala de aula como espaço central onde se passam as atividades de ensino-aprendizado e no qual se estabelece a relação pedagógica. Analisar diferentes modalidades de aula, formas de interação professor-classe e modos de relacionamento entre os alunos. Colaborar em atividades pedagógicas nas escolas-campo. Analisar as relações entre a identidade docente e a gestão de sala de aula.
A sala de aula. A relação pedagógica. As relações entre os alunos. A organização do espaço e a distribuição dos indivíduos. O controle do tempo e as seqüências de atividades. A disciplina e as formas de participação dos alunos. A identidade docente.
1 – Discussão sobre o sentido da entrada do estágiário em sala de aula, espaço central onde se realizam as atividades de ensino-aprendizado. Discussão sobre a forma de registro das observações realizadas no estágio. 2 – A relação pedagógica: diferentes formas de interação entre o professor e a classe, dificuldades na relação pedagógica, alternativas. A identidade docente como determinante da relação pedagógica. 3 – As relações entre os alunos durante as aulas: como ocorrem, como o professor procura governá-las. 4 - A organização do espaço: efeitos da distribuição dos indivíduos no desenvolvimento das atividades e no controle dos comportamentos. O controle do tempo e as seqüências de atividades no decorrer da aula. 5 – A disciplina escolar e as formas de participação dos alunos: imposição e cumprimento de regras, sanções. 6 – Os recursos didáticos e a gestão da sala de aula.
Bibliografia Básica BARREIRO, I. M. de F. e Gebran, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Campinas: Avercamp Ed., 2007. CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2014 (Coleção Ideias em Ação). DOMINGUEZ, C. R. C. ; VIVIANI, L. M. ; CAZETTA, V. ; GURIDI, V. M. ; FAHT, E. C. ; PIOKER-HARA, F. ; BONARDO, J. C. Olhares inventados: as produções dos estagiários para além do relatório. In: Verónica Marcela Guridi; Fabiana Curtopassi Pioker-Hara. (Org.). Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. 1ed.Campinas: Álínea, 2013, v. 1, p. 61-79. DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. In Revista Brasileira de Educação, n. 5-6, Mai/Jun/Jul/Ago; Set/Out/Nov/Dez, 1997. NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. In Revista da Faculdade de Educação, v. 21, n.2, p. 119-137, jul/dez, 1995. Bibliografia Complementar BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221. LARROSA, Jorge. Experiência e paixão. In: _______. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 151 a 165. MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.