Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4128 - Orientação de Estágios Obrigatórios 3
Teaching practice supervision 3

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h ( Estágio: 140 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Objetivos gerais Conhecer a escola como instituição educativa e produtora de culturas. Objetivos específicos Por meio do acompanhamento das atividades de regência em sala de aula de escolas de ensino básico, levar os licenciandos a refletirem acerca das interações professor/alunos/ conhecimentos. Além disto, é papel desta disciplina propiciar oportunidades de reflexão acerca das especificidades do ensino de Ciências e da formação identitária do professor de Ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
864112 - Luciana Maria Viviani
5981856 - Valéria Cazetta
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
Acompanhamento das atividades de regência de aulas de ciências. Construção de saberes docentes. Formação de professores de ciências. Avaliação da prática docente dos professores em formação inicial. Reflexões sobre a prática docente e a experiência de estágio. Escrita de artigo científico.
 
 
 
Programa
1. Interações em sala de aula. 2. Papéis dos professores e alunos na mediação dos conhecimentos. 3. Regências de aulas de Ciências em turmas de alunos de Ensino Fundamental. 4. Análise de relatos e vídeos de regências de aula. 5. Reflexões sobre a prática docente e a experiência de estágio. 6. Escrita de artigo científico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Relatos de regência, seminários, escrita de artigo científico
Critério
Reflexão crítica acerca da experiência de estágio como um todo e da experiência do estagiário como regente de aulas de ciências. Capacidade de organizar uma reflexão bem fundamentada por meio da escrita formal.
Norma de Recuperação
Realização de trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: BESSA, J. C. R.; Bernardino, R. A. S.; Nascimento, I. A. A citação na escrita acadêmico-científica de estudantes universitários: da paráfrase ao plágio. Revista Encontros de Vista, n. 10, p. 1-8, jul-dez 2012. CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2013. CRITTELLI, B. C. Experiências de estágio em uma escola para alunos surdos: estrangeira em terra nacional. In: GURIDI, V. M.; PIOKER-HARA, F. C. Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. Campinas, SP: Alínea, 2013. DOMINGUEZ, C. R. C.; VIVIANI, L. M.; CAZETTA, V.; GURIDI, V. M.; FAHT, E. C.; PIOKER-HARA, F. C.; CUBERO, J. Olhares inventados: as produções dos estagiários para além do relatório. In: GURIDI, V. M.; PIOKER-HARA, F. C. Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. Campinas, SP: Alínea, 2013. LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. (Experiência e paixão - p. 151 a 165) PICONEZ, S. B. (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 12ª. Edição. São Paulo: Papirus, 2006. TESSER, T. R. Estágio de licenciatura em ciências: relatos de uma experiência em educação sexual. In: GURIDI, V. M.; PIOKER-HARA, F. C. Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. Campinas, SP: Alínea, 2013. WARSCHAUER, C. A roda e o registro. Uma parceria entre professor, alunos e conhecimentos. 2ª. Ed. São Paulo: Paz e terra, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4128

Clique para consultar o oferecimento para ACH4128

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP