Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4136 - Currículos Científicos no Ensino Básico e na Formação de Professores
Scientific curricula in elementary education and in teacher preparation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Debater o processo histórico e social de produção de currículos científicos no ensino básico e na formação de professores; evidenciar as relações desse processo com disputas políticas de diferentes grupos sociais das áreas educacionais e de ciências naturais; compreender as possibilidades interdisciplinares nos currículos de ciências; debater formas de estudo do currículo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
864112 - Luciana Maria Viviani
 
Programa Resumido
Teorias do currículo; as ciências naturais nos currículos do ensino básico e na formação de professores; interdisciplinaridade e currículos científicos; formas de estudo dos currículos científicos.

 
 
 
Programa
1 – Currículo: introdução e definições; currículos oficiais, escritos e currículos em ação
2 - Teorias do currículo: breve panorama de algumas tendências
3 - Do currículo humanístico ao currículo científico e tecnológico
4 – As ciências naturais no currículo do ensino básico brasileiro: aspectos históricos quanto a inserção, padrões de estabilidade e mudança
5 – Políticas curriculares. Organização disciplinar e integrada do currículo nas áreas científicas do ensino básico. As disciplinas história natural e ciências como possibilidades de abordagens integradas e interdisciplinares
6 – Formação de professores de áreas de ciências naturais: breve histórico e tendências atuais
7 - O estudo dos currículos científicos e de sua materialidade: programas oficiais, livros didáticos, cadernos, arquivos escolares, museus escolares, materiais de laboratório e outros
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de seminários, provas e/ou trabalhos.
Critério
Provas e/ou trabalhos
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
BIZZO, Nelio M. V. Formação de professores de ciências no Brasil: uma cronologia de improvisos. In: Ciência e cidadania. Seminário Internacional Ciência de Qualidade para Todos. Brasília: UNESCO, 2005. (FE)
CARVALHO, José Sérgio. O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. São Paulo. Cadernos de Pesquisa, nº 112, mar. 2001. (scielo)
CHERVEL, André, COMPÈRE, Marie-Madeleine. As humanidades no ensino. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.2, p. 149-170, 2000. (scielo)
GIVIRTZ, Silvina. El color de lo inodoro. Miradas para pensar la enseñanza da las ciências. Buenos Aires/México: Educiones Novedades Educativas, 2000. (acervo pessoal)
GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997. (FE)
LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Currículo de ciências em debate. Campinas, SP: Papirus Editora, 2004. (EACH)
LOPES, Alice C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. (acervo pessoal)
LOPES, Alice C.; LOPES, Amélia; LEITE, Carlinda; MACEDO, Elizabeth; TURA, Maria de Lourdes (orgs.) Políticas educativas e dinâmicas curriculares no Brasil e em Portugal. Petrópolis/RJ: DP et alii/Faperj, 2008. (solicitação para a biblioteca da EACH em 2009)
MACEDO, Elizabeth; LOPES, Alice C. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (EACH)
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.;FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia. Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. (FE)
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.;FERREIRA, Marcia S.; AMORIM, Antonio C. (orgs.) Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005. (MZ)
OLIVEIRA, Marcus A. T., RANZI, Serlei M. F. (orgs.) História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003. (FE)
SACRISTAN, J. Gimeno. O currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. (EEFE)
SILVA, Tomas T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. (FE e solicitação para a biblioteca da EACH em 2009)

 

Clique para consultar os requisitos para ACH4136

Clique para consultar o oferecimento para ACH4136

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP