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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4147 - Seminários de Campo
Field Seminars

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1. Propor estratégias para estudo do meio físico e dos seres vivos, sob a ótica dos diferentes saberes
que integram as Ciências da Natureza; 
2. Treinar os alunos para trabalhos de campo, desenvolvendo
olhar crítico, estratégias de ensino e aprendizagem de forma comparativa em ambientes como
cerrado, mata atlântica, praia, restinga e ambientes aquáticos, sob uma perspectiva ecológica,
zoológica, botânica e geológica; 
3. Apresentar a contribuição das diversas áreas do conhecimento numa
perspectiva da interdisciplinaridade para o ensino de Ciências Naturais; 
4. Compreender na prática os
passos para execução de um projeto de pesquisa no campo, da pergunta à divulgação de resultados,
passando pela elaboração dos métodos e coleta de dados; 
5. Propor formas de coleta de materiais dos meios biológico e físico, com posterior análise, organização e interpretação dos dados, que possibilitem um estudo do meio; 
6. Reconhecer os diferentes tipos de relevo do estado de São Paulo; 
7. Compreender a origem e evolução do relevo associadas às composições litológicas e estruturais do
estado de São Paulo; 
8. Capacitar o aluno a identificar e caracterizar os tipos de vegetação, em
especial, as formações vegetais do estado de São Paulo; 
9. Capacitar o aluno a compreender os principais elementos da fauna de invertebrados de mata atlântica, sobre a vegetação e de ambientes lóticos e lênticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2355031 - Rodrigo Hirata Willemart
1661344 - Wânia Duleba
 
Programa Resumido
Aulas teóricas de pré-campo sobre botânica, geomorfologia, geologia e ecologia pertinentes para o
estudo de meio. Formulação de perguntas científicas baseadas em observações em campo e literatura
pertinente. Desenvolvimento de projeto de pesquisa em campo. Excursão para estudo de campo em
áreas de cerrado, mata atlântica, praia e restinga. Estabelecer conexões entre as técnicas de
observação e coleta de materiais geológicos e biológicos, adotadas nas disciplinas de cunho específico,
aplicadas interdisciplinarmente ao estudo de meio. Aulas pós-campo para tratamento dos materiais
coletados e orientações para sua análise. Descrever e interpretar processos naturais nos levantamentos
e coletas de campo da flora, fauna, clima, solo, água, entre outros, e comparar às possíveis referências
sobre a área foco do estudo. Analisar e interpretar possíveis interações da ação antrópica sobre o meio
e suas consequências.
 
 
 
Programa
Aulas teóricas pré-campo sobre províncias geomorfológicas e geologia estado de São Paulo, biomas,
fitofisionomia, parâmetros para comparação de ambientes, fauna de ambientes aquáticos de água
doce, estudos de campo e kit didáticos. Leitura de mapas geológicos e topográficos; localização a partir
do uso do GPS; técnicas de coleta de materiais do meio físico (solo, rochas, sedimentos, água);
técnicas de coleta de amostras biológicas (flora, fauna); levantamentos de dados climáticos (umidade
relativa do ar, temperatura ambiente, etc.); Aulas de campo para reconhecimento das principais
províncias geomorfológicas e formações florísticas do estado de São Paulo; Aulas de campo para
reconhecimento da fauna de mata atlântica, comparando-a entre dia e a noite e entre rios e lagos;
Desenvolvimento de projeto de pesquisa em campo; Aulas teóricas pós campo de botânica, ecologia,
zoologia, geologia e confecção de relatórios. Os créditos-trabalho desta disciplina correspondem a
planejamento, execução e avaliação de pesquisa, trabalho de campo, leituras programadas e trabalhos
especiais de acordo com a natureza da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno será avaliado pelo relatório, apresentação do seminário e/ou por prova dissertativa. Adicionalmente, poderão ser incorporados listas de exercícios, e o registro de observações, esquemas, croquis, e levantamento de dados primários em caderneta de campo (NC) para comporem a média final. As atividades práticas só serão passíveis de realização mediante liberação de recursos para essa finalidade no início do semestre.
Critério
A média será calculada pela ponderação das notas atribuídas ao relatório, apresentação do seminário, prova dissertativa, exercícios e produção de documentos adicionais.
Norma de Recuperação
A nota de segunda avaliação será a média entre a nota da prova dissertativa individual de recuperação (peso 1) e a nota final de primeira avaliação (peso 1).
 
Bibliografia
     
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Ruxton GD, Colegrave N 2017. Experimental Design for the Life Sciences. Oxford University Press; 4th. 
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Vieira, B.C., Salgado, A.A.R. & Santos, L.J.C. (eds.). Landscapes and Landforms of Brazil, Chapter 11, p. 115-134. World
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Bases Teóricas para Redação Científica: 2a Ed. Livraria e Editora Científica. 
Weber, W.; Basei, M.A.S.; Siga Jr., O. & Sato, K. 2001. O Magmatismo Alcalino Neoproterozóico na Ilha do Cardoso,
Sudeste do Estado de São Paulo. Geo. 
USP Sér. Cient., São Paulo, v.1, p.115-127. Woodward, S.L. 2009. Introduction to biomes. Ed. Greewood Press.
 

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