Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Artes, Ciências e Humanidades
Disciplina: ACH4156 - Elaboração e Uso de Maquetes do Relevo na Formação de Professores de Ciências
Elaboration and use of landscape models in science-teacher preparation
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
30 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2011
Desativação:
Objetivos
Ler cartas topográficas, cartas e perfis geológicos e mapas hipsométricos; elaborar modelos tridimensionais (maquetes do relevo) em pequena, média e grande escala; apresentar sugestões de práticas educativas por meio de cartas topográficas, mapas físicos e modelos tridimensionais do relevo.
Docente(s) Responsável(eis)
5981856 - Valéria Cazetta
Programa Resumido
Este curso visa ampliar a formação dos futuros professores de Ciências ao abordar tanto linguagens bidimensionais (como as cartas topográficas e os mapas físicos) como tridimensionais (maquetes do relevo) em várias escalas.
Programa
Módulo I: Leitura e interpretação de cartas topográficas, cartas e perfis geológicos e mapas físicos.
Módulo II: Elaboração de modelos tridimensionais (maquetes de relevo)
Sugestões de práticas educativas com mapas físicos, cartas topográficas, cartas e perfis geológicos e modelos tridimensionais.
Avaliação
Método
Aulas expositivas e práticas
Elaboração e desenvolvimento de uma atividade de ensino referente à temática da disciplina, levando em consideração o público alvo.
Critério
Provas e/ou trabalhos.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
Bibliografia
Bibliografia básica:
ALMEIDA, Rosângela Doin de, SANCHEZ, Miguel César & PICARELLI, Adriano. Atividades Cartográficas. São Paulo: Atual, 1996. v.1.
______. Atividades Cartográficas: ensino de mapas para jovens. São Paulo: Atual, 1997. v.3.
_____. Atividades Cartográficas: ensino de mapas para jovens. São Paulo: Atual, 1997. v.4.
CASTRO, Iná Elias de. O problema da escala. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César Costa; CÔRREA, Roberto Lobato (Orgs.). 5a Ed. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, p.117-140.
SEEMANN, Jörn. O professor do ensino fundamental na educação cartográfica: caminhos tortos entre representação (carto)gráfica, mapas e mapeamento. Anais em cd-rom do I Simpósio Ibero Americano de Cartografia para Crianças. Rio de Janeiro: SBC/UERJ/UFF, 2002.
SIMIELLI, M. E. R.; GIRARDI, G.; MORONE, R.. Maquete de relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, v. 1, p. 131-152, 2007.
Bibliografia complementar:
BANYAI, Istvan. Zoom. Tradução G. de Aquino. Rio de Janeiro: Brinque Book, 1995.
MARTINELLI, Marcello. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo, Editora Moderna, 1998.
RACINE, J. B., RAFFESTIN, C. e RUFFY, V. Escala e ação, contribuições para um interpretação do mecanismo de escala na prática da Geografia. Trad. Sylvia Heller. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v. 1, n.45. p.122-135, 1983.
SEEMANN, Jörn (Org.). A aventura cartográfica: perspectivas e reflexões sobre a cartografia humana. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2005.
SOUKUP, João. O conteúdo e a classificação das cartas ou mapas. In: Ensaios Cartográficos: sobre assuntos básicos ministrados no curso superior de Geografia. São Paulo. Coletânea de Textos, 1967, p. 16-25.
VENTURI, Luis Antonio Bittar. Praticando Geografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de textos, 2005.
Clique para consultar os requisitos para ACH4156
Clique para consultar o oferecimento para ACH4156
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP