Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4196 - Estudo Didático da Diversidade dos Grupos Menores de Invertebrados
Didactic Study of the Diversity of the Minor Groups of Invertebrates

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Estudar a morfologia funcional e adaptação aos ambientes dos filos menores de Metazoa, incluindo como contribuem para o entendimento da evolução em Metazoa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1538291 - Marcos Ryotaro Hara
 
Programa Resumido
Cladogramas e filogenias; grandes filos de Metazoa: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Annelida, Mollusca, Nematoda, Arthropoda, Echinodermata e Chordata; filos menores de Metazoa; Rotifera, Acanthocephala e Gnathostomulida; Chaetognatha; Ecdysozoa: Priapulida, Kinorhyncha, Loricifera e Tardigrada; Lophotrochozoa: Brachiopoda, Bryozoa, Echiura, Entoprocta, Phoronida, Pogonophora e Sipuncula. Uso de ilustrações esquemáticas para ensino do conteúdo de Zoologia.
 
 
 
Programa
Interpretação e confecção de cladogramas; filogenias; breve revisão dos grandes filos de Metazoa: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Annelida, Mollusca, Nematoda, Arthropoda, Echinodermata e Chordata; contribuição dos filos menores para o entendimento da evolução em Metazoa; Rotifera, Acanthocephala e Gnathostomulida; Chaetognatha; Ecdysozoa: Priapulida, Kinorhyncha, Loricifera e Tardigrada; Lophotrochozoa: Brachiopoda, Bryozoa, Echiura, Entoprocta, Phoronida, Pogonophora e Sipuncula. Uso de ilustrações esquemáticas para ensino do conteúdo de Zoologia. Discussões sobre ensino de zoologia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões.
Critério
Provas, trabalhos e apresentação.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
•	AMORIM, D.S. 2002. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Holos Editora, Ribeirão Preto, SP, 156 pp.
•	AMORIM, D.S. 2008. Paradigmas pré-evolucionistas, espécies ancestrais e o Ensino de Zoologia e Botânica. Ciência e Ambiente, 36: 125–150.
•	BRUSCA, R.C. & BRUSCA, G.J. 2007. Invertebrados. 2 ed. Editora Guanabara, 972 pp.
•	CAMPBELL, N.A., REECE, J.B., TAYLOR, M.R., SIMON, E.J. & DICKEY, J.L. 2008. Biology: concepts & connections. Benjamin Cummings, Califórnia.
•	CRACRAFT, J. & DONOGHUE, M.J. 2004. Assembling the Tree of Life. Oxford University Press.
•	DAWKINS, R. 2009. O maior espetáculo da Terra: as evidências da evolução. Companhia das Letras, 438 pp.
•	ARÚJO-DE-ALMEIDA, E. (org.) 2009. Ensino de Zoologia: ensaios interdisciplinares. 2 ed. Ed. Universitária da UFPB.
•	FRANSOZO, A. & NEGREIROS-FRANSOZO, M. L. 2016. Zoologia dos Invertebrados. Roca. Rio de Janeiro.
•	HICKMAN ET AL. 2016. Princípios integrados de Zoologia. 16a ed. Guanabara Koogan. Ridley, Mark. Evolução. 2006. ArtMed, Porto Alegre.
•	RUPPERT, E. E., FOX, R.S. & RUPPERT ET AL. 2005. Zoologia dos Invertebrados. 7 ed. Editora Rocca, 1145 pp.
•	LOPES, P.L. 2015. Águas Livres: A Biodiversidade no Ensino Básico. 1 ed. Ed. Autografia. 430 pp.

 

Clique para consultar os requisitos para ACH4196

Clique para consultar o oferecimento para ACH4196

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP