Conhecer os sistemas de educação superior do país e sua legislação regulatória. Estudar o surgimento da educação superior brasileira e sua evolução. Analisar as principais políticas de educação superior no país após a sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A disciplina estuda as políticas de educação superior no Brasil focalizando no período posterior à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em que se configuraram as principais características atuais desse nível (diferenciação de instituições e possibilidade de instituições privadas lucrativas, entre outros). Para tal, recupera-se o histórico de desenvolvimento tardio do sistema no Brasil e incluem-se características emergentes como a internacionalização e os modelos institucionais surgidos com a globalização.
1. Histórico da educação superior brasileira. Organização do sistema. Modelos de universidade (clássicos): alemão, francês, estadunidense e inglês. 2. Principais políticas: expansão, avaliação, inclusão. 3. Desenvolvimento da pós-graduação e a pesquisa. 4. Educação à distância e internacionbalização. 5. O setor privado: massificação e oligopolização. 6. Modelos emergentes: universidade nova, universidades de classe mundial.
BARREYRO, Gladys Beatriz; OLIVEIRA COSTA; Fábio Luciano. Las políticas de educación superior en Brasil en la primera década del siglo XXI. Algunas evidencias sobre impactos positivos en la equidad. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 20, pp. 17-46, 2015. BARREYRO, Gladys Beatriz, ROTHEN, José Carlos Para uma história da avaliação da educação superior brasileira: análise dos documentos do PARU, CNRES, GERES e PAIUB. Avaliação (Campinas), v.13, n.1, pp.131-152, 2008. CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. CHARLE, Christophe, VERGER, Jacques. História das universidades. Trad. E. Fernandes. São Paulo, EdUNESP, 1996. CUNHA, Luiz Antônio A universidade temporã. O Ensino Superior da Colônia à Era de Vargas. Educação Brasileira Ed. RJ, 1980. DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da educação superior no mundo globalizado. Sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? Campinas: Casa do psicólogo, 2005. GOMES, Alfredo Macedo; MORAES, Karine Nunes. Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa. Educação & Sociedade, v.33, n.118 pp. 171-190, 2012. PAULA, Maria de Fátima de. A formação universitária no Brasil: concepções e influências. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 14, n. 1, pp. 71-84, 2009. MOROSINI, Marília. Educação superior em debate. Modelos institucionais da educação superior. Brasília, Inep, 2005. SGUISSARDI, Valdemar Estudo diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) educação superior no Brasil 2002-2012. Projeto OEI/BRA10/002, 2014 (mimeogr.) SOUZA SANTOS, Boaventura; ALMEIDA FILHO, Naomar. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova, Coimbra, out. 2008. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf)