Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4246 - Ensino de Ciências por Investigação: primeiras aproximações
Inquiry-Based Science Teaching: first approaches

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
A finalidade desta disciplina é possibilitar que os licenciandos, futuros professores de Ciências se familiarizem com as discussões mais recentes sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) por meio de reflexões a partir de referenciais teóricos, estudos de caso, análises de materiais didáticos e elaboração de atividades e de sequências de ensino investigativas (SEIs).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
463504 - Celi Rodrigues Chaves Dominguez
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
Principais referenciais teóricos sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Pesquisas sobre ENCI. ENCI e Alfabetização Científica. Papéis das linguagens no ENCI. Elaboração de materiais didáticos condizentes com a abordagem do ENCI.
 
 
 
Programa
Princípios gerais do ENCI. Alfabetização Científica e ENCI. Problematização no Ensino de Ciências. ENCI, argumentação e linguagens. Práticas epistêmicas no ENCI. Atividades experimentais e uso de evidências na argumentação. Critérios para elaboração de sequências de ensino investigativas. Atividades experimentais no ENCI. O papel do professor na sala de aula de Ciências em uma abordagem investigativa. O ENCI nos documentos curriculares nacionais e internacionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação formativa com uso de diferentes instrumentos: produção de materiais didáticos, escrita de ensaios reflexivos, participação em atividades de classe, análise de materiais didáticos, estudos de caso etc.
Critério
Participação ativa nas atividades de classe, entrega de todos as produções solicitadas, apropriação das ideias mediadas durante o curso por meio das discussões em classe e da bibliografia recomendada.
Norma de Recuperação
Produção de atividades condizentes com as trabalhadas durante o semestre de acordo com as especificações recomendadas pelas docentes no período de oferecimento da disciplina.
 
Bibliografia
     
MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta De Castro E. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Revista ensaio, Belo horizonte, v. 09, n. 01, p. 89-111, jan./jun. 2011.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa De. Introduzindo os alunos no universo das ciências. Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2 ed. São Paulo: Unesco, 2009. 71-77 p.
AZEVEDO, M.C.P.S. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A.M.P. (org.), Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática p. São Paulo: Thomson, 2004.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In_____. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 152p. p.1-20.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino  e Ciências (UFRGS), v. 13, p. 333-352, 2008.
CARVALHO, A. M. P. de. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2009. (Pensamento e ação na sala de aula)
CARVALHO, A. M. P DE; SASSERON, L.H. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. FEUSP. São Paulo: 2011.
CARVALHO, A. M. P DE. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
ASSIS, J; GEROLIN, E. C.; DOMINGUEZ, C. R. C. Aprendizagem Epistêmica na Educação Infantil: Caracterização das práticas epistêmicas de produção do conhecimento em uma sequência de ensino investigativa. In: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, 2020, Belo Horizonte. Anais do II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
ASSIS, J; SILVA, L. G. N. R.; SOUZA, C. M. D.; FEITOSA, S. V.; VASCONCELOS, I. N.; VALOIS, R. S.; SASSERON, L. H. A constituição de uma comunidade de práticas investigativas com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: X Congreso Iberoamericano de Educación Científica, 2019, Montevideo. ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS EN DEBATE, 2019. v. 3. p. 237-246.
ASSIS, J; DOMINGUEZ, C. R. C. . O ensino por investigação na educação infantil:uma sequência didática sobre o movimento das minhocas.. In: IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - EREBIO REGIONAL 1, 2019, Dourados - MS. Existir e Resistir pelo Ensino de Ciências e Biologia, 2019. p. 158-163.
VASCONCELOS, I. N.; VALOIS, R. S.; ASSIS, J.; RAPOSO, A. S. S; SASSERON, L. H. Características epistêmicas do conhecimento científico presentes em livros didáticos de ciências. In: XII ENPEC: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal- RN. XII ENPEC: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.
BANCHI, H., Bell, R. (2008). The many levels of inquiry. Science and children, 46(2), 26.
BRASIL- MEC. Base Nacional Comum Curricular BNCC, Brasília, DF 2017.
BRICCIA, V. Sobre a natureza da ciência e o ensino. In Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula/ Anna Maria Pessoa de Carvalho, (org.). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARDOSO, M. J. C., SCARPA, D. L., Diagnóstico de elementos do ensino de ciências por investigação (DEEnCI): Uma ferramenta de análise de propostas de ensino investigativas. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências, p. 1025 – 1059, 2018.
PEDASTE, M. et al. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational research review, v. 14, p. 47-61, 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4246

Clique para consultar o oferecimento para ACH4246

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP