A finalidade desta disciplina é possibilitar que os licenciandos, futuros professores de Ciências se familiarizem com as discussões mais recentes sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) por meio de reflexões a partir de referenciais teóricos, estudos de caso, análises de materiais didáticos e elaboração de atividades e de sequências de ensino investigativas (SEIs).
Principais referenciais teóricos sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Pesquisas sobre ENCI. ENCI e Alfabetização Científica. Papéis das linguagens no ENCI. Elaboração de materiais didáticos condizentes com a abordagem do ENCI.
Princípios gerais do ENCI. Alfabetização Científica e ENCI. Problematização no Ensino de Ciências. ENCI, argumentação e linguagens. Práticas epistêmicas no ENCI. Atividades experimentais e uso de evidências na argumentação. Critérios para elaboração de sequências de ensino investigativas. Atividades experimentais no ENCI. O papel do professor na sala de aula de Ciências em uma abordagem investigativa. O ENCI nos documentos curriculares nacionais e internacionais.
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