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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4501 - Fundamentos de Marketing
Marketing Principles

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
• Apresentar uma visão geral do conceito, do sistema e da administração de Marketing;
• Fornecer uma estrutura base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing;
• Discutir aspectos estratégicos da gestão de marketing, enfocando principalmente a sua aplicação à realidade empresarial brasileira e ao novo momento do mercado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4975610 - Marcos Roberto Luppe
 
Programa Resumido
A disciplina abordará a evolução histórica do conceito de marketing e a função e papel da gestão de Marketing na sociedade contemporânea e no ambiente de mercado e de competitividade das organizações.
 
 
 
Programa
- Conceitos básicos em Marketing 
- Mix e Planejamento de Marketing
- Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing
- Posicionamento e Segmentação do Mercado 
- Análise dos Mercados Consumidor e Empresarial
- Gestão dos Canais de Marketing
- Análise do Mercado Revendedor e Varejo
- Gestão de Produtos, Preços e Comunicação de Marketing 
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas, com usos de recursos áudio visuais; • Resolução de exercícios e casos; • Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos práticos desenvolvidos por grupos de alunos.
Critério
NOTA FINAL = 0,25 (PI) + 0,3 (PF) + 0,2 (Q) + 0,25 (T) PI = prova intermediária - até matéria da aula anterior PF = prova final - toda a matéria Q = quizz, serão aplicados testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero. T = trabalhos de campo em grupo que serão programados durante as aulas. Não há provas Substitutivas.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: (livro texto)
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14ª. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, São Paulo 2013.

Bibliografia complementar:
CHURCHILL Jr., G.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. 3ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
FERRELL, O.C.; HARTLINE, M.D. Estratégia de Marketing. 4ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
OLIVEIRA, B. (org) – Gestão de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
PRIDE, W.M.; FERRELL, O.C. – Fundamentos de Marketing: conceitos e práticas. Tradução 6ª ed. Americana. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
URDAN, A.T. e URDAN, F.T. – Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010.
 

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