• Apresentar uma visão geral do conceito, do sistema e da administração de Marketing; • Fornecer uma estrutura base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing; • Discutir aspectos estratégicos da gestão de marketing, enfocando principalmente a sua aplicação à realidade empresarial brasileira e ao novo momento do mercado.
A disciplina abordará a evolução histórica do conceito de marketing e a função e papel da gestão de Marketing na sociedade contemporânea e no ambiente de mercado e de competitividade das organizações.
- Conceitos básicos em Marketing - Mix e Planejamento de Marketing - Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing - Posicionamento e Segmentação do Mercado - Análise dos Mercados Consumidor e Empresarial - Gestão dos Canais de Marketing - Análise do Mercado Revendedor e Varejo - Gestão de Produtos, Preços e Comunicação de Marketing
Bibliografia básica: (livro texto) KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14ª. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, São Paulo 2013. Bibliografia complementar: CHURCHILL Jr., G.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. 3ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. FERRELL, O.C.; HARTLINE, M.D. Estratégia de Marketing. 4ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. OLIVEIRA, B. (org) – Gestão de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. PRIDE, W.M.; FERRELL, O.C. – Fundamentos de Marketing: conceitos e práticas. Tradução 6ª ed. Americana. São Paulo: Cengage Learning, 2016. URDAN, A.T. e URDAN, F.T. – Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010.