Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4501 - Fundamentos de Marketing
Marketing Principles

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
• Apresentar uma visão geral do conceito, do sistema e da administração de Marketing;
• Fornecer uma estrutura base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing;
• Discutir aspectos estratégicos da gestão de marketing, enfocando principalmente a sua aplicação à realidade empresarial brasileira e ao novo momento do mercado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
806433 - Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
 
Programa Resumido
A disciplina abordará a evolução histórica do conceito de marketing e a função e papel da gestão de Marketing na sociedade contemporânea e no ambiente de mercado e de competitividade das organizações.
 
 
 
Programa
• Conceitos básicos em Marketing;
• Mix e Planejamento de Marketing;
• Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing;
• Análise do Mercado Consumidor;
• Análise do Mercado Revendedor e Varejo;
• Análise do Mercado Empresarial;
• Segmentação do Mercado;
• Gestão de Produtos, Preços e Comunicação;
• Venda Pessoal e Organização.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas, com usos de recursos áudio visuais;
• Resolução de exercícios e casos;
• Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos práticos desenvolvidos por grupos de alunos.
Critério
NOTA FINAL = 0,2(PI) + 0,3(PF) + 0,2[(Q1+Q2+Q3)/3] + 0,3[(C1+C2)/2]
PI = prova intermediária - até matéria da aula anterior
PF = prova final - toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 3 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = trabalhos de campo em grupo que serão programados durante as aulas.
Não há provas Substitutivas.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

KOTLER, P.; KELLER, K.L.. Administração de Marketing. 12ª. ed.: Prentice Hall, São Paulo 2006.
KOTLER, P. Marketing 3.0: Campus, São Paulo 2010


Bibliografia Complementar:

ALVAREZ, F.J.S.M. – Trade Marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda.: Saraiva, São Paulo 2008
ALVAREZ, FJSM e CARVALHO, M R – Gestão eficaz da equipe de vendas.: Saraiva, São Paulo 2008
CHURCHILL Jr, G. A. e Peter, J. P. Marketing: criando valor para os clientes.: Saraiva, São Paulo 2000.
URDAN, A.T e URDAN, F.T – Marketing Estratégico no Brasil.: Atlas, São Paulo 2010
Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4501

Clique para consultar o oferecimento para ACH4501

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP