Proporcionar aos alunos uma visão do processo de pesquisa de Marketing no contexto de tomada de decisões, utilizando abordagens qualitativas e quantitativas.
Tornar familiar aos alunos noções básicas de Pesquisa de Marketing.
Identificação das necessidades de informações de mercado:- Exemplos de características qualitativas e quantitativas de vários mercados de produtos e serviços;- Problema de Marketing e problema de pesquisa;- Tipos de desenho de pesquisa;Busca e análise crítica de dados secundários:- Descrição das principais fontes;- Exemplos das maneiras de encontrar e extrair as informações desejadas;Pesquisas qualitativas:- Métodos principais: discussões em grupo e entrevistas em profundidade.- Exemplos de realização de estudos qualitativos;- Alcance e limitações dos estudos qualitativos; usos adequados e inadequados;- Preparação da solicitação de pesquisa;- Como interpretar e generalizar os resultados: análise crítica do método;- Panorama da pesquisa qualitativa no Brasil: clientes, fornecedores;Pesquisas quantitativas:- Mensuração e escalas;- Pesquisas descritivas – survey;- Pesquisas descritivas – observação;- Pesquisas causais;- Elaboração de questionários;- Noções básicas de amostragem: tamanho da amostras;- Noções básicas de amostragem: tipos de amostragem;- Coleta de dados e trabalho de campo;- Preparação de dados;- Análise de dados;Elaboração de relatório.
Bibliografia Básica:MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.Bibliografia Complementar:AAKER, David. A., KUMAR, V., DAY, George. S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.BAGOSSI, Richard P. Advanced methods of marketing research. Malden: Blackwell Publishers, 1997.BRUNER II, GORDON, C; HENSEL, Paul J. Marketing scales handbook. Chicago: American Marketing Association, 1996.CHURCHILL, Gilbert A. Marketing research: methodological foundations. Fort Worth: Dryden Press, 1991.