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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4502 - Pesquisa de Marketing I
Marketing Research I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos uma visão do processo de pesquisa de Marketing no contexto de tomada de decisões, utilizando abordagens qualitativas e quantitativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5530115 - George Bedinelli Rossi
999609 - Jose Mauro da Costa Hernandez
1754921 - Rosane Rivera Torres
 
Programa Resumido
Tornar familiar aos alunos noções básicas de Pesquisa de Marketing.
 
 
 
Programa
Identificação das necessidades de informações de mercado:
- Exemplos de características qualitativas e quantitativas de vários mercados de produtos e serviços;
- Problema de Marketing e problema de pesquisa;
- Tipos de desenho de pesquisa;

Busca e análise crítica de dados secundários:
- Descrição das principais fontes;
- Exemplos das maneiras de encontrar e extrair as informações desejadas;

Pesquisas qualitativas:
- Métodos principais: discussões em grupo e entrevistas em profundidade.
- Exemplos de realização de estudos qualitativos;
- Alcance e limitações dos estudos qualitativos; usos adequados e inadequados;
- Preparação da solicitação de pesquisa;
- Como interpretar e generalizar os resultados: análise crítica do método;
- Panorama da pesquisa qualitativa no Brasil: clientes, fornecedores;

Pesquisas quantitativas:
- Mensuração e escalas;
- Pesquisas descritivas – survey;
- Pesquisas descritivas – observação;
- Pesquisas causais;
- Elaboração de questionários;
- Noções básicas de amostragem: tamanho da amostras;
- Noções básicas de amostragem: tipos de amostragem;
- Coleta de dados e trabalho de campo;
- Preparação de dados;
- Análise de dados;

Elaboração de relatório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas;
• Trabalhos em grupo;
• Exercícios em sala de aula;
• Exercícios de campo: observação e entrevistas.
Critério
NOTA FINAL = 0,35(PI) + 0,35(PF) + 0,30(TS)
PI = prova intermediária  até matéria da aula anterior;
PF = prova final  toda a matéria;
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Bibliografia Complementar:

AAKER, David. A., KUMAR, V., DAY, George. S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
BAGOSSI, Richard P. Advanced methods of marketing research. Malden: Blackwell Publishers, 1997.
BRUNER II, GORDON, C; HENSEL, Paul J. Marketing scales handbook. Chicago: American Marketing Association, 1996.
CHURCHILL, Gilbert A. Marketing research: methodological foundations. Fort Worth: Dryden Press, 1991.
 

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