Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4503 - Pesquisa de Marketing III
Marketing Research III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
- Identificar as principais diferenças entre pesquisas quantitativas e qualitativas.
- Explorar os principais tipos de coleta de dados na pesquisa qualitativa.
- Vivenciar aplicações práticas de pesquisa qualitativa na área de ciências sociais aplicadas, com ênfase em marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1110551 - Lisete Barlach
 
Programa Resumido
Proporcionar aos alunos uma visão do uso da pesquisa qualitativa no contexto de tomada de decisões.
 
 
 
Programa
- Introdução às Pesquisas Qualitativas
- Especificidades de Desenhos de Pesquisa Qualitativa
- Métodos de Coleta de Dados (primários): Observação Simples e Observação Participante, Entrevista em Profundidade, Análise de Documentos, Grupo Focal.
- Métodos de Coleta de Dados (secundários): Histórias de Vida e Narrativas, Análises Históricas, Filmes, Vídeos e Fotografias, Questionários, Técnicas Projetivas, Delphi.
- Registro, gerenciamento e análise de dados qualitativos
- Questões de validade e confiabilidade em pesquisas qualitativas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou Trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,35 (PFS) + 0,30 [(R1 + R2 + R3)/3] + 0,35 (TSE)

PFS = Prova final: toda a matéria e Seminário
R = Resenhas de textos indicados no programa.
TS = Trabalho semestral.
E = Exercícios propostos em sala de aula.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). - "Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação". São Paulo: Atlas, 2006.

MALHOTRA, N.K. - "Pesquisa de Marketing". Porto Alegre: Bookman, 2001.

MATTAR, F.N. - "Pesquisa de Marketing". Vol. 1. SP? Atlas. 1999.

MINAYO, Maria Cecília S. & SANCHES, Odécio. - Quatitativo - qualitativo: oposição ou complementariedade?. RJ: Cadernos de Saúde Pública. 9 (3): 239 - 262, jul/set, 1993.

SILVA, Rosalina Carvalho. - "A Falsa Dicotomia Qualitativa - Quantitativa: Paradigmas que Informam nossas Práticas de Pesquisa." In: ROMANELLI, G. & BISOLI-ALVES, Z.M.M. Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Ed. Legis-Summa, 1998, pp. 159-174.

WRIGHT, James T.C.; GIOVINAZZO, Renata A. - "Delphi: Uma Ferramenta de Apoio ao Planejamento Prospectivo". SP: Cadernos de Pesquisa em Administração, vol. 1, n. 12, 2º trim., 2000.

YIN, Robert. - "Estudo de Caso: Planejamento e Métodos". Porto Alegre: Bookman, 2005.

Bibliografia Complementar:

BARDIN, L. - "Análise de Conteúdo". Lisboa: Edições 70, 1997.

BONI, V. & QUARESMA, S.J. - "Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais". Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Vol. 2 N. 1 (3), jan - jul 2005, p. 68 -80.

GARDNER, Howard. - "Mentes que Criam". Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GODOY, A.S. - "Refletindo sobre Critérios de Qualidade da Pesquisa Qualitativa". Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, V. 3, N. 2, mai / ago 2005.

KOVACS, M.H.; BARBOSA, M.L.A.; SOUZA, A.G.; MESQUITA, A.E.P. - "Pesquisa em Turismo: Uma Avaliação das Metodologias Empregadas nos Artigos Publicados". Revista Turismo Visão e Ação Eletrônica, v. 14, n. 1, jan - abr 2012, p. 19 - 34.

KUHN, Thomas S. - "A Estrutura das Revoluções Científicas". São Paulo: Perspectiva, 1962.

LAKATOS, E.M. & MARCONI, M.A. - "Metodologia Científica". SP: Ed. Atlas, 1986.

MARCONI, M.A. & LAKATOS, E.M. - "Técnicas de Pesquisa". SP. Ed: Atlas, 1990.

MONDO, T.S; DELLINGHAUSEN, C.N.; COSTA, J.I.P. - "Marketing Digital: Uma Análise na Hotelaria Catarinense sob a Ótica de seus Gestores". Revista de Investigación em Turismo y Desarrollo Local, V. 4, N. 10, jul 2011. Disponível em www.eumed.net/rev/turydes.

NEVES, J.L. - "Pesquisa Qualitativa: Características, usos e possibilidades". SP: Caderno de Pesquisa em Administração. V. 1, N. 3, 2º Sem. 1996.

NOGAMI, V.K.C.; VIEIRA, F.G.D. - "Marketing e Baixa Renda: Publicações Brasileiras". Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. V. 9, N. 1, jan - mar 2012, p. 97 - 99.

SAMPAIO, C.H.; PERIN, M.G.; LUCE, F.B.; SANTOS, M.J.; SANTINI, F.O.; OLIVEIRA, M.O.R; LENZ, G.S. - "Pesquisa Científica da Área de Marketing no Brasil: Uma Revisão da Primeira Década do século 21. RJ: RAC, v; 16, n. 3, ma - jun 2012, p. 459 - 478. Disponível em www.anpad.org.br/rac.

SANTOS NEVES, M.L. - "A Técnica de Grupo de Discussão em Pesquisa Eleitoral: Um Projeto Experimental. Revista Compolítica, v. 2, n. 1, jan - jun 2012.

SILVA, C.R.; GOBBI, B.C.; SIMÃO, A.A. - "O Uso da Análise de Conteúdo como uma Ferramenta para a Pesquisa Qualitativa: Descrição e Aplicação do Método. Lavras: Organ. Rurais Agroind., v. 7, n. 1, 2005, p. 70 - 81.

TURATO, E.R. - "Métodos Qualitativos e Quantitativos na Área da Saúde: Definições, Diferenças e seus Objetos de Pesquisa". Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 3, 2005, p 507 - 514.

YUNES, M.A.M.; SZYMANSKI, H. - "Entrevista Reflexiva e Grounde-Theory". REvista Interamericana de Psicologia, v. 39, n. 3, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4503

Clique para consultar o oferecimento para ACH4503

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP