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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4505 - Pesquisa de Marketing II
Marketing Research II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
• Proporcionar uma experiência contemporânea na utilização da pesquisa de marketing como suporte às decisões gerenciais de marketing;
• Estender o corpo teórico da pesquisa de marketing, aprofundando temas que já foram vistos em outros cursos de forma mais superficial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5530115 - George Bedinelli Rossi
999609 - Jose Mauro da Costa Hernandez
1754921 - Rosane Rivera Torres
 
Programa Resumido
Aplicação prática de diversos tipos de pesquisa, incluindo teste de conceito, pesquisa de segmentação de mercado, pesquisa de posicionamento de marcas, pesquisa de embalagens, teste de mercado, pesquisa de preços, pesquisa de propaganda, avaliação do brand equity, pesquisa de satisfação e pesquisa de marketing com neuroimagens.
 
 
 
Programa
• Teste de conceito tradicional;
• Teste de conceito com análise conjunta;
• Pesquisa de segmentação de mercado;
• Pesquisa de posicionamento de marcas;
• Pesquisa de embalagens;
• Teste de mercado;
• Pesquisa de preços;
• Pesquisa de propaganda;
• Avaliação do brand equity;
• Pesquisa de satisfação;
• Neuroimagem em pesquisa de marketing.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas;
• Trabalhos em grupo;
• Exercícios.
Critério
NOTA FINAL = 0,35(PI) + 0,35(PF) + 0,30(TS)
PI = prova intermediária  até matéria da aula anterior;
PF = prova final  toda a matéria;
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

Anderson, L.; Weiner, J.L. Actionable Market Segmentation Guaranteed, Parte 1, Ipsos-Insight, Set. 2004
Cadbury, N.D. When, Where, and How to Test Market, Harvard Business Review
Chu, R. (2002). Stated-importance versus derived-importance customer satisfaction measurement. Journal of Services Marketing, 16(4), p. 285-301.
Dolan, R. J. Analyzing consumer perceptions, Harvard Business School Publishing, Dez. 2001
Dolan, R.J. Analyzing consumer preferences, Harvard Business School Publishing, Dez. 2001
Green, P.E.; Krieger, A.M.; Vavra, T.G. (1997). Evaluating New Products, Marketing Research, 9(4), 12-21.
Hallward, J. Understanding brand value, Ipsos-ASI
Ipsos-Insight, Creating winning concepts, Abr. 2006
Kenning, P. et al. Applications of functional magnetic resonance imaging for market research, V. 10, n. 2, p. 135-152, 2007.
Klink, R.R.; Athaide, G.A. An illustration of potential sources of concept-test error, Journal of Product Innovaction Management, 23, 359-370, 2006
Klompmaker et al. Test Marketing in New Product Development. Harvard Business Review
Mackay, M. M. Evaluation of brand equity measures: further empirical results, Journal of Product & Brand Management, 10(1), 38-51, 2001
Malhotra, N. Pesquisa de Marketing. Cap. 21 (Análise Conjunta)
Malhotra, N. Pesquisa de Marketing. Cap. 21 (Escalonamento Multidimensional)
Mauthner, M. Methodological Aspects of Collecting Data from Children: Lessons from Three Research Projects, V. 11, 16-28, 1997
McBride, Bill. Measuring Print Advertising.
McNeal, J.U.; Ji, M.F. Children’s Visual Memory of Packaging. Journal of Consumer Marketing, 20(4/5), p. 400-427, 2003.
Monroe, K.B. Pricing. Making Profitable Decisions, New York, NY: McGraww-Hill, 2. ed., Cap. 6 (104-137)
Olson, David. Principles of Measuring Advertising Effectiveness.
Pizam, A.; Ellis, T. (1999). Customer Satisfaction and its measurement in hospitality enterprises. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 11(7), p. 326-339.
Weiner, J.L.; Zacharias, B. Pricing new-to-market technologies: an evaluation of applied pricing research, Ipsos-Insight
Yankelovich, D.; Meer, D. Rediscovering Market Segmentation, HBR, Fev. 2006.
 

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