• Aprofundar a compreensão sobre o conceito da norma moral e do comportamento ético e suas implicações para os negócios;• Apresentar as principais responsabilidades sociais da empresa em relação aos diferentes públicos de interesse: consumidores, acionistas, comunidade, governos e funcionários;• Discutir as relações entre valores sociais e individuais, interesses pessoais e restrições legais na tomada de decisões em ambiente concorrencial;• Investigar os dilemas éticos específicos da administração de marketing;• Contribuir para a formação ética de profissionais envolvidos na gestão de marketing nas organizações.
O propósito do curso é oferecer ao aluno os elementos da discussão ética necessária para a condução de decisões de marketing em ambiente concorrencial. Neste sentido, o curso busca apresentar bases conceituais e correlacioná-las com casos que exemplificam o amplo espectro de questões éticas e morais na condução dos negócios e suas implicações para o desempenho das organizações.
• A base dos valores grupais e individuais, cultura, moral, ética;• Evolução histórica da consciência ética. Da ética aristotélica clássica até a ética burguesa iluminista;• Interesses públicos e particulares. A constituição dos instrumentos legais reguladores do conflito;• Organizações e sociedade. A visão tripartite do campo social;• Responsabilidade social corporativa e a gestão de marketing;• O conceito do stakeholder;• Aplicações éticas na economia: cartel, dumping, assimetria informacional;• Questões éticas relacionadas ao consumo de produtos e serviços em ambiente concorrencial: propaganda enganosa e abusiva, erro e reparo.
Bibliografia Básica:FERRELL, Linda e FERRELL, O.C. Negócios éticos. São Paulo: Publifolha, 2010.FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração. Práticas de responsabilidade social entre empresas. São Paulo: Gente, 2002.VARGAS, Ricardo. Os meios justificam os fins. Gestão baseada em valores: da ética individual à ética empresarial. Bibliografia Complementar:ARRUDA, Maria C.C.; WHITAKER, Maria do C.; RAMOS, José M.R. Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo: Atlas, 2001.ASHLEY, Patrícia Al. (Org). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.COMPARATO, Fábio K. Ética. Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno. S. Paulo: Companhia das Letras, 2006.MATTAR, João. Filosofia e ética na administração. São Paulo: Saraiva, 2004.NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2003SROUR, Robert H. Ética empresarial. O ciclo virtuoso dos negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.