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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4508 - Ética em Marketing
Marketing Ethics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
• Aprofundar a compreensão sobre o conceito da norma moral e do comportamento ético e suas implicações para os negócios;
• Apresentar as principais responsabilidades sociais da empresa em relação aos diferentes públicos de interesse: consumidores, acionistas, comunidade, governos e funcionários;
• Discutir as relações entre valores sociais e individuais, interesses pessoais e restrições legais na tomada de decisões em ambiente concorrencial;
• Investigar os dilemas éticos específicos da administração de marketing;
• Contribuir para a formação ética de profissionais envolvidos na gestão de marketing nas organizações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2109999 - Fabio Lotti Oliva
 
Programa Resumido
O propósito do curso é oferecer ao aluno os elementos da discussão ética necessária para a condução de decisões de marketing em ambiente concorrencial. Neste sentido, o curso busca apresentar bases conceituais e correlacioná-las com casos que exemplificam o amplo espectro de questões éticas e morais na condução dos negócios e suas implicações para o desempenho das organizações.
 
 
 
Programa
• A base dos valores grupais e individuais, cultura, moral, ética;
• Evolução histórica da consciência ética. Da ética aristotélica clássica até a ética burguesa iluminista;
• Interesses públicos e particulares. A constituição dos instrumentos legais reguladores do conflito;
• Organizações e sociedade. A visão tripartite do campo social;
• Responsabilidade social corporativa e a gestão de marketing;
• O conceito do stakeholder;
• Aplicações éticas na economia: cartel, dumping, assimetria informacional;
• Questões éticas relacionadas ao consumo de produtos e serviços em ambiente concorrencial: propaganda enganosa e abusiva, erro e reparo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou Trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25(MQ) + 0,15(MC) + 0,20(TS)
sendo
PI = prova intermediária até matéria da aula anterior
PF = prova final toda a matéria
MQ = Média de quizzes; serão aplicados testes (quizzes) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero
MC = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas
TS = trabalho semestral
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

FERRELL, Linda e FERRELL, O.C. Negócios éticos. São Paulo: Publifolha, 2010.
FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração. Práticas de responsabilidade social entre empresas. São Paulo: Gente, 2002.
VARGAS, Ricardo. Os meios justificam os fins. Gestão baseada em valores: da ética individual à ética empresarial.


Bibliografia Complementar:

ARRUDA, Maria C.C.; WHITAKER, Maria do C.; RAMOS, José M.R. Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
ASHLEY, Patrícia Al. (Org). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.
COMPARATO, Fábio K. Ética. Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno. S. Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MATTAR, João. Filosofia e ética na administração. São Paulo: Saraiva, 2004.
NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2003
SROUR, Robert H. Ética empresarial. O ciclo virtuoso dos negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.
 

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