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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4512 - Fundamentos da Comunicação I
Communication Principles I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa proporcionar aos alunos a importância dos estudos de Comunicação como estratégia para atuação em Marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
691878 - Jane Aparecida Marques
2065862 - Sandra Lucia Amaral de Assis Reimão
 
Programa Resumido
Discutir conceitos como ciências da comunicação, espaço público, identidade, indivíduo e modernização. Analisar a importância da Comunicação para a área de Marketing, associando as questões de linguagem e construção de significados. Avaliar criticamente como a comunicação e os meios midiáticos contribuem no processo de formação de sentidos para o estabelecimento e posicionamento dos produtos e das marcas.
 
 
 
Programa
- A formação dos códigos e das linguagens
- Linguagem e ideologia
- Os campos da Comunicação e do Marketing
- A comunicação humana e a regulagem das interações sociais / sentidos
- Semiótica: principais conceitos e aplicações em Marketing
- A cultura como sistema simbólico / poder e (des)construção das marcas
- Comunicação organizacional: reflexos nos diversos públicos
- Mídias tradicionais e novas mídias: perspectivas históricas e alterações tecnológicas
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas;
• Seminários;
• Palestras;
• Recursos audiovisuais.
Critério
NOTA FINAL = 0,2(PI) + 0,3(PF) + 0,3(MQ) + 0,2(MP)
sendo
PI = prova intermediária  até matéria da aula anterior
PF = prova final  toda a matéria
MQ = média de quizzes; serão aplicados testes (quizzes) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
MP = Média de painéis de apresentação de trabalhos durante as aulas.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 5. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997.
HOHLFELDT, Antonio; FRANÇA, Vera Veiga; MARTINO, Luiz C. (Org.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
WOLTON, D. É preciso salvar a Comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.

Bibliografia complementar:
CASHMORE, Ellis. ... E a televisão se fez. São Paulo: Summus, 1999.
COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1978.
DEFLEUR, M.; BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
DOWBOR, Ladislau et al. Desafios da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2000.
EPSTEIN, Isaac. O Signo. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997.
IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
MATTELART, André; NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 1994.
McLUHAN, Marshall. Visão. Som. Fúria. In LIMA, Luiz, Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
PRETI, Dino. Sociolingüística: os níveis da fala. 9. ed. São Paulo: Edusp, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
TRINTA, Aluízio Ramos; POLISTCHUCK, Ilana. Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
WINKIN, Y. A nova comunicação. Campinas, SP: Papirus, 1998.
WOLTON, D. Internet e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre, RS: Sulina, 2003.
__________. Pensar a Comunicação. Brasília, DF: UnB, 2004.
WOLTON, D.; SILVA, Juremir Machado da. Informar não é comunicar. Porto Alegre, RS: Sulina, 2010.
 

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