• Apresentar os principais fundamentos de distribuição amostral e testes de hipóteses, abordando os testes de hipóteses de aderência, de associação para 2 variáveis qualitativas, de média, de proporção, de variância e de correlação;• Discutir aplicações em situações de administração e marketing.
• Distribuição amostral;• Testes de hipóteses: de aderência, de associação para 2 variáveis qualitativas, de média, de proporção, de variância e de correlação.
• Teorema do Limite Central;• Aproximação da Binomial pela Normal;• População e Amostra;• Distribuições Amostrais da Média, Proporção e Variância;• Teste de Aderência;• Teste Qui-quadrado para 2 variáveis;• Estimação pontual e intervalar para média, proporção e variância para pequenas e grandes amostras;• Cálculo de Tamanho de Amostra para Média e Proporção considerando Populações Finitas e Infinitas;• Testes de Hipóteses: Definições Gerais, P-valor e Poder;• Testes de Hipóteses para Média, Proporção, Variância e Diferença de Médias (amostras independentes e pareadas).
Bibliografia Básica:Bussab, W. O., Morettin, P. A. (2009). Estatística Básica. 6ª. edição. São Paulo: Saraiva.Bibliografia Complementar:McClave, J. T., Benson, P. G., Sincich, T. (2004). Statistics for Business and Economics. 9th edition. Upper-Saddle River: Prenticel-Hall.